Daerp completa 50 anos de história neste domingo, 7
O Daerp foi criado pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira

Daerp completa 50 anos de história neste domingo, 7

Para comemorar, foi realizada uma solenidade no reservatório Francisco Schmidt, onde foi depositada uma cápsula do tempo

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) comemora, neste domingo, 7, 50 anos de história. Para comemorar, foi realizada uma solenidade no reservatório Francisco Schmidt, onde foi depositada uma cápsula do tempo.

Ela guardará documentos, jornais, revistas, fotos, panfletos e objetos da nossa época. A cápsula será aberta em 2069, quando o departamento completará 100 anos. Quem fiscalizará a sua abertura serão 11 guardiões, filhos de servidores do Daerp, hoje com idades entre quatro e 13 anos.

A cápsula do tempo foi feita pelos próprios funcionários do Daerp, que trabalham na oficina de bombas. Eles usinaram um tubo de 300 milímetros e fizeram duas tampas, uma fixa e uma que será aberta, posteriormente, com os documentos e objetos dentro.

Há 50 anos...

No dia 7 de julho de 1969, o Daerp foi criado pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira, no primeiro ano de seu primeiro mandato.

A lei que originou o Daerp fez, na verdade, uma grande reforma administrativa com a criação, também, do Dursarp, Dermurp, Sassom, Cohab, Coderp. Na época, a cidade tinha cerca de 190 mil habitantes, 32 mil ligações de água e 28 mil ligações de esgoto.

Hoje, o Daerp é responsável pelo abastecimento de quase 700 mil habitantes, tem cerca de 204 mil ligações de água e 203 mil ligações de esgoto. São 2.320 quilômetros de redes de água e 1.973 quilômetros de redes de esgoto, 116 poços e 114 reservatórios em operação, com capacidade de reserva de 153,7 milhões de litros.

A produção de água é de cerca de 18.830 milhões de litros por hora. O Daerp tem ainda 48 estações elevatórias de água e nove estações elevatórias de esgoto. Para operar toda esta máquina o Daerp tem aproximadamente 840 servidores.


Foto: Divulgação

Compartilhar: