Daerp flagra ligação clandestina em casa no Jardim Paulo Gomes Romeu

Daerp flagra ligação clandestina em casa no Jardim Paulo Gomes Romeu

Flagrante foi feito após denúncia; dono do imóvel terá de pagar multa de R$ 3,9 mil

A equipe de fiscalização do Daerp flagrou, na manhã desta terça-feira, 10, uma ligação clandestina de água em uma casa no Jardim Paulo Gomes Romeu. Os fiscais chegaram até o endereço após uma denúncia e constataram a irregularidade. No primeiro semestre deste ano, o número de autuações por ligação clandestina foi 81% maior do que no mesmo período de 2018, quando foram registradas 60 autuações. 

Os fiscais foram até o imóvel e constataram que, mesmo com o registro fechado, a pressão da água continuava muito forte no cavalete. Em seguida, os fiscais abriram o local e localizaram uma ligação direta para a casa antes de passar pelo hidrômetro. O Daerp retirou o encanamento e autuou o usuário. O responsável pelo imóvel terá de refazer a ligação correta e será multado em R$ 3.979,50. 

Pelo menos duas irregularidades em ligações de água foram flagradas por dia em Ribeirão Preto, no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento do Departamento de Água e Esgoto (Daerp). O relatório da seção de fiscalização da autarquia apontou 364 irregularidades entre janeiro e junho. 

Ainda segundo o relatório do Daerp, entre as principais irregularidades cometidas em Ribeirão Preto estão hidrômetros danificados, com 86 casos flagrados neste ano, e ligações clandestinas, com 81 casos descobertos pelas equipes de fiscalização. "Muitos hidrômetros são quebrados propositalmente, para que a medição seja interrompida. Já as ligações clandestinas acontecem com desvios, as pessoas vão no sistema de derivação do imóvel e de lá fazem uma ligação direta, para não contar no hidrômetro do imóvel o consumo", relata  o diretor Comercial e Financeiro do Daerp, Marcus Vinicius Berzoti.


Foto: Divulgação Daerp

Compartilhar: