Daerp recebe 12 reclamações sobre falta de água por dia em Ribeirão Preto
O Portal Revide analisou os dados e verificou quais os locais com mais reclamações

Daerp recebe 12 reclamações sobre falta de água por dia em Ribeirão Preto

Autarquia registrou 591 reclamações por falta de água nos primeiros 47 dias de 2018

O Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp) registrou 591 reclamações por falta de água nos primeiros 47 dias de 2018 - um total de 12 reclamações por falta de água por dia. Os dados a que o Portal Revide teve acesso por meio da Lei de Acesso à Informação compreendem reclamações do primeiro dia de janeiro até o dia 16 de fevereiro. 

De acordo com o documento, das 591 reclamações, 422 foram atendidas, estando 166 atendimentos pendentes. Segundo o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, todas as reclamações são resolvidas em 48h, mas ele não esclareceu em que ocasião as solicitações ficam pendentes.

Os três bairros com mais reclamações são o Jardim Recreio, com 46 reclamações, Jardim Itaú, com 26, e Parque Ribeirão Preto, com 14, todos na Zona Oeste da cidade, que é a campeã de reclamações, seguida pela Zona Leste. A Zona Sul tem apenas 11 reclamações, porém apenas uma pendente.

Em um processo em andamento na Justiça contra o Daerp desde 2014, a autarquia chegou a argumentar que o problema de falta de água em Ribeirão Preto seria em razão de uma estiagem que acometia a cidade à época. Porém, em 2 de outubro de 2017, o Ministério Público pediu providencias sobre o abastecimento, pois, de acordo com informações da própria autarquia, de um agrônomo, um engenheiro ambiental e um geólogo, a situação alegada já havia sido alterada, mas o problema persistia.

A decisão afirma que a dificuldade na distribuição de água evidencia "que o desabastecimento decorre da ineficiência técnica e operacional do sistema como um todo", já que o volume de água retirado do aquífero é seis vezes maior do que o necessário para abastecimento da mesma população.

Na mesma decisão, ficou definido que o Daerp teria 48 horas para regulamentar a falta de água nos bairros de Ribeirão Preto e no distrito de Bonfim Paulista, mesmo que fosse com disponibilização de caminhões pipa, podendo ocorrer multa diária caso não cumprisse a medida.

Aparecida Helena Pallaro mora no bairro Parque Bandeirantes e já foi ouvida pelo Portal Revide em setembro do ano passado. Na ocasião, ela reclamava da falta de água no bairro. Em contato com ela novamente, foi confirmado que o problema persiste - e da mesma maneira. A água da rua só corre pelos canos da residência durante a madrugada.

Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Carlos Natal

Compartilhar: