De 56 veículos abandonados em 2017 em Ribeirão, só 13 foram recolhidos
Veículos abandonados são leiloados como sucata após serem recolhidos

De 56 veículos abandonados em 2017 em Ribeirão, só 13 foram recolhidos

Fiscalização é realizada, na maioria das vezes, a partir de denúncias feitas pela população

Ribeirão Preto sofre com o problema de abandono de veículos, principalmente em bairros mais afastados do Centro. A prefeitura, por meio da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), fiscaliza os carros abandonados, a maioria por meio de denúncias, porém, dos 56 automóveis registrados como abandonados, segundo dados da Transerp, apenas 13 foram recolhidos neste ano.

De acordo com a Transerp, conforme a lei, o veículo é considerado abandonado se apresenta três das seguintes condições de má conservação: ausência parcial ou total de carroceria, carroceria tomada por oxidação, sem vidro ou com vidro danificado, sem pneu, sem roda, possuir pneus furados ou esvaziados, sem motor, sem placa de identificação, sem chassi, sem farol, sem lanterna, sem para-choque.

Do total de carros denunciados, informa a Transerp, 14 foram vistoriados, mas não apresentavam três dessas características, outros 12 não foram encontrados nos locais comunicados. Os veículos precisam estar, de acordo com a lei, de forma estática, no mesmo local por mais de 5 dias após a constatação do agente para ser realizada a vistoria e considerar o abandono.

Veículos com restrição judicial também não podem ser recolhidos. Nessa condição existem nove veículos abandonados, segundo a Transerp, e mais sete aguardando o prazo legal para serem vistoriados. Ainda assim, neste ano, 13 latas-velhas foram recolhidas ao pátio da Transerp, de acordo com dados divulgados pela empresa.

O proprietário

Após a denúncia e vistoria do veículo, se o carro for considerado abandonado pelo agente, o proprietário é identificado e notificado pela Transerp. Ele tem prazo de 10 dias para remover o veículo das vias púbicas. Caso isso não ocorra, o automóvel é levado para o pátio do Transerp e leiloado como sucata.

Como denunciar

Para o cidadão denunciar veículos abandonados, a Transerp oferece quatro formas: é possível ligar ao SAM (Serviço de Atendimento ao Munícipe) pelo número 156, enviar e-mail para [email protected], mandar mensagem através do WhatsApp pelo número (16) 99789-9707 ou comparecer pessoalmente à Rua Cerqueira César, 371 - Centro.

 


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: