De Batatais, mulher com grande coração é mãe de dez filhos
“Não importava de onde elas vinham e se eram negras, brancas ou amarelas. Não tinha isso”, fala Elsa.

De Batatais, mulher com grande coração é mãe de dez filhos

Elza Lopes, de 64 anos, após ter o primeiro filho e ficar impossibilitada de ter uma nova gravidez, adotou nove crianças

De Batatais, a história da dona Elza Lopes, de 64 anos, prova que não existe tamanho para armazenar amor no coração de mãe. Com 10 filhos de idades entre 24 e 44 anos, nove foram adotados.

Elza conta que ficou impossibilitada de ter filhos logo após o nascimento de Rodrigo, o único filho biológico. O diagnóstico veio depois do parto, quando teve que fazer a retirada das trompas e foi desacreditada pelo seu médico sobre a possibilidade de uma nova gravidez. “Sempre adorei criança e pensei, não posso ter um filho da minha barriga, mas posso ter filhos de outras. Então, eu me inscrevi para a adoção e com isso, consegui adotar os irmãos Renato e Leandro, gêmeos, na cidade de Campinas”, diz Elza.

A mãe conta que algo curioso aconteceu quando foi buscar os irmãos no hospital. A enfermeira perguntou se ela tinha certeza do que estava fazendo, uma vez que as crianças eram negras. Elza não hesitou ao responder que esse era o principal motivo pelo qual desejava ficar com as crianças. “Eu também sou negra!”, afirmou.

A partir disso, as crianças começaram a ‘chegar’ normalmente até Elza. “Acho que as pessoas ficavam sabendo dessa minha vontade e disponibilidade para receber os pequenos. E para mim não importava de onde elas vinham e se eram negras, brancas ou amarelas. Não tinha isso”, explica a mãe, que enfatiza que todos os filhos foram adotados legalmente.

Ela conta que a inspiração vem da mãe, que teve nove filhos. Para ela, o cuidado nunca foi um problema, uma vez que já estava acostumada a cuidar dos irmãos. “Qual criança não dá trabalho? Meus filhos me deram o trabalho que qualquer criança dá e toda mãe tem, normal”, acrescenta.
Elza ao lado dos familiares
Apesar da bela história que tem para contar sobre dedicação e amor, Elza não se considera uma mãe diferente das outras ou possuidora de um dom. “Eu sou como qualquer outra. Acho que é uma tarefa de quem se propõe a ser mãe. A própria palavra ‘mãe’ indica que você tem um compromisso sério com os filhos, com a vida e com Deus e esse compromisso tem que ser assumido com amor”, conclui.



 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: