Defesa Civil alerta sobre forte onda de calor prevista para os próximos dias
Cuidados preventivos como hidratação constante são necessários

Defesa Civil alerta sobre forte onda de calor prevista para os próximos dias

Temperaturas podem atingir até 45°C aumentando os riscos à população

O Brasil será atingido por uma onda de calor histórica com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes, com marcas jamais vistas em muitas cidades e que em Ribeirão Preto podem atingir até 45ºC.

 

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto estarão com equipe de prontidão para atender possíveis focos de incêndio. O tempo seco, aliado a baixa humidade do ar, combinado a rajadas de ventos, aumenta ainda mais o risco de incêndios em áreas de vegetação urbana e rural.

 

Umas das orientações será encaminhada a Secretaria de Educação. A recomendação é que não façam atividades externas com os alunos, no período das 11h às 17h, evitando o choque de calor.

 

No período altas temperaturas, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco e, por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório.

 

O coordenador da Defesa Civil, Tiago Caldeira fez um alerta e orientou a população. “A Defesa Civil de Ribeirão Preto está entrando em alerta máximo, precisamos evitar atividades físicas nos períodos de maior intensidade de calor, cuidar da hidratação e também conscientizar a população quanto ao descarte irregular de lixo, bitucas de cigarro, queima irregular de resíduos, o que é proibido e pode causar incêndios”.

 

Assistência Social

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, iniciará Protocolo de Altas Temperaturas, o qual dispõe de:

 

  • Intensificação das ações do Serviço Especializado de Abordagem Social – SEAS;
  • Distribuição de água;
  • Oferta da rede de serviços de atendimento da população em situação de rua.

Contatos:

Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199

Assistência Social: 161 / 0800-77 30 161 / WhatsApp: (16) 3610-0687


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar: