Detran-SP autua 17 em Operação Direção Segura Integrada em Ribeirão Preto

Detran-SP autua 17 em Operação Direção Segura Integrada em Ribeirão Preto

No total, 722 abordagens foram realizadas na cidade, em fiscalização realizada com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica

Realizada no dia 16 de dezembro, em Ribeirão Preto, uma ação da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 17 recusas ao teste do bafômetro. A fiscalização do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 722 veículos na Avenida Treze de Maio. A iniciativa contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

 

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

 

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".

 

Fiscalizações no estado

 

No último final de semana, 13 operações de ODSIs foram realizadas no Estado, com ações também nos municípios de Birigui, Franca, Marília, Santos, Botucatu, Paraguaçu Paulista, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Taubaté, Campinas, Osasco e São Paulo.

 

No total, 7.459 veículos foram abordados, dos quais 255 motoristas foram autuados por alcoolemia, sendo 234 que se recusaram a realizar o teste do bafômetro, 19 autuados por direção sob efeito de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e dois por crime de trânsito (índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido).


Foto: Divulgação Detran-SP

Compartilhar: