Dez maneiras de identificar buracos em Ribeirão Preto

Dez maneiras de identificar buracos em Ribeirão Preto

Moradores usam da criatividade como forma de prevenção em buracos espalhados nas vias da cidade

Não é novidade que o asfalto de Ribeirão Preto passa hoje por um dos piores períodos desde sua implantação. A cidade em si parece esfarelar em pleno 2016. Especialistas apontam que um dos principais motivos para este fenômeno é a constante mudança no clima. Altas temperaturas atreladas às chuvas e ao frio repentino podem ter danificado as vias do munícipio.

Para se proteger e esperar o recapeamento dos tais buracos, moradores sinalizam, com muita criatividade, estes problemas que todo ribeirãopretano tem enfrentado diariamente, há alguns meses - ou anos.  

Há espantalhos, restos de móveis e até plantações que indicam o local afetado pelo problema. Confira 10 maneiras que o cidadão de Ribeirão Preto encontrou para caracterizar uma falha no asfalto da cidade.

1. Sacolas são a saída para moradores da zona leste em Ribeirão Preto. A cor chamativa de algumas parece ajudar no desvio por parte dos motoristas. 

2. Parece que os cavaletes não são mais suficientes para uma boa sinalização. 

3. A criatividade parece não ter limites, já que uma camiseta de futebol foi utilizada em galhos, formando assim um espantalho no meio da rua.

4. Uma árvore cortada, que atrapalhava a passagem de pedestres na calçada, foi utilizada como marcador em um buraco de medidas avantajadas. 

5. Desta vez, um balde de combustível e uma série de fitas sinalizadoras pareciam chamar a atenção em uma via de trânsito rápido.

6. Se não bastassem cavaletes, cones também são utilizados no bairro Jardim Manoel Pena, conhecido como local de provas de habilitação.

7. Será que as caixas são mesmo o suficiente para indicar um buraco na rua?

8. Vermelho é a cor do sangue, mas vermelho também pode ser usado para facilitar a visão do motorista e evitar que ele vá direto para o perigo.

9. Galhos, terras e muita areia são cobertos por um papelão. Essa foi a forma que moradores encontraram para diminuir o atrito em um buraco que quase impossibilita a passagem de veículos na rua.

10. Para finalizar a lista, nada melhor do que um móvel velho e quebrado no meio da rua, não é? Ótima maneira para sinalizar um buraco, servindo de airbag aos motoristas que passarem no local.


Parece brincandeira, mas é importante destacar que a qualidade do asfalto e os reparos nas vias são fundamentais para a segurança dos motoristas. 

Questionada sobre os materiais que são depositados nos buracos, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que todo o material é retirado pela Coordenadoria de Limpeza Urbana e destinado para o aterro sanitário. Em nota, acrescentou que a população pode informar os locais que possuem problemas nas vias ou materiais inservíveis em locais públicos, pelo número 156 (Serviço de Atendimento ao Munícipe).


Fotos: Pedro Gomes e Arquivo Revide

Compartilhar: