Dia do Ciclista é lembrado nesta sexta-feira, 19, mas Ribeirão lamenta acidentes
Dia do Ciclista é lembrado nesta sexta-feira, 19, mas Ribeirão lamenta acidentes

Dia do Ciclista é lembrado nesta sexta-feira, 19, mas Ribeirão lamenta acidentes

Especialistas trazem reflexões distintas sobre como o município trata seus ciclistas; eles apontam “modelo”, mas também deficiências

Lembrado nesta sexta-feira, 19, o Dia do Ciclista traz reflexões distintas sobre como os esportistas são tratados em Ribeirão Preto. Há quem acredite que a prática da adoção da bicicleta na cidade tenha se tornado referência para outros lugares, mas também há quem aponte que os usuários das bikes sejam deixados de lado nas discussões sobre segurança e também do trânsito.

O especialista em segurança no trânsito Luiz Gustavo Correa destaca que os adeptos do veículo e os praticantes do esporte não têm muito que comemorar. Isso porque o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito levantou que cinco pessoas já perderam a vida andando de bicicleta pela cidade apenas no primeiro semestre de 2016. Em 2015, foram 10 pessoas, entre 83 vítimas do trânsito no município.

“A utilização da bicicleta é muito importante, tiramos carros veículos das ruas”, aponta Correa, que diz que essa deve ser uma das bandeiras levantadas pelos candidatos nas eleições municipais de2016, e que deve ser cobrada pelos eleitores.

Ele ainda diz que a estrutura da cidade não favorece os ciclistas, e que os investimentos não contemplam essas necessidades. “Para ilustrar a falta de investimento e estrutura na cidade, você pode notar que no início da Avenida Presidente Kennedy, que faz ligação com a Henri Nestlé, a ciclovia termina sobre a calçada. E o ciclistas vai pra onde?”, questiona Correa, que ainda aponta que os usuários de bicicletas devem também seguir as leis de tráfego, como utilizar o lado direito da via, equipar a bicicleta com retrovisor, sinalização noturna e campainha ou buzina, que auxiliam na comunicação.

Mais otimista é o diretor da equipe de ciclismo de Ribeirão Preto e coordenador da ciclofaixa de lazer, Danilo Terra, que é um entusiasta da forma como as bicicletas cresceram em proporção nas ruas do município nos últimos anos, seja pela prática esportiva, ou como meio de transporte, depois da adoção de mais de 7 quilômetros de ciclovias e de ciclofaixas, que recebe aproximadamente 5 mil pessoas a cada domingo.

Para ele, o ciclismo em Ribeirão Preto está se tornando referência de todas as formas para outros municípios. “Temos a ciclofaixa, que vem crescendo e aumentando o público a cada domingo e a escola de ciclismo, que passa aos alunos as noções de ciclismo no trânsito, tanto de respeito mútuo aos motoristas e pedestres”, destaca Terra, que assim como Correa, defende a conscientização das pessoas para os equipamentos de segurança na hora de andar com a bicicleta, como o uso de capacetes e outros equipamentos.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: