Dia Internacional da Mulher é marcado por manifestações em Ribeirão Preto
Dia Internacional da Mulher é marcado por manifestações em Ribeirão Preto

Dia Internacional da Mulher é marcado por manifestações em Ribeirão Preto

Protestos e ações de conscientização visam a igualdade entre homens e mulheres

O Dia Internacional das Mulheres, que é celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, foi marcado por diversas ações e manifestações em Ribeirão Preto. A principal delas, inspirada pelo levante da Greve Internacional das Mulheres, acontece nos arredores da Praça XV de Novembro, no centro da cidade.

A manifestação envolve uma série de ações de conscientização, protestos e apresentações artísticas. No âmbito regional, o ato reivindica a permanência da Coordenadoria Municipal da Mulher e pretende lembrar, como forma de alerta, a morte da ribeirãopretana Luana dos Reis, morta após uma abordagem da Polícia Militar, em abril de 2016.

A advogada Michelle Andrea Marcos faz parte das manifestações e expõe uma das reinvidicações. "Ao longo da manhã foi feito um abaixo-assinado a favor da permanência da coordenadoria [Municipal da Mulher], pois ela sofre o risco iminente de ser extinta pela prefeitura. À tarde, uma manifestação em frente à prefeitura para pleitear a permanência da coordenadoria, com a marcha até a esplanada do Theatro Pedro II.

O Portal Revide entrou em contato com a Prefeitura, que afirmou que o serviço de proteção à mulher está adequado à Política Nacional de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher, e que a administração municipal busca ampliação e melhoria na qualidade do atendimento. "Nenhum equipamento foi fechado e qualquer mudança será compartilhada com a rede socioassistencial e com a comunidade", afirma a nota. No entanto, o posicionamento da prefeitura não descarta alterações nos programas. "Se, para realizar esse atendimento, for necessário uma mudança, ela poderá acontecer, mas reafirmamos que qualquer mudança será construída com a participação de todos os envolvidos entre eles a comunidade", conclui.

As ações também chamam a atenção de pessoas que não são ligadas a nenhum movimento. A estudante de publicidade Ana Beatriz Villarroel não pertence a nenhum coletivo, mas ressalta que gosta de participar deste tipo de manifestação. "Minhas expectativas [no protesto] são de concientizar a sociedade machista, para que todos entendam o lado das mulheres, que lutamos a anos por igualdade e não superioridade", pondera a estudante.

Leia mais:
Mulheres de Ribeirão Preto terão treino gratuito de defesa pessoal
Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil, mostra pesquisa
Em 2016, Ribeirão Preto registrou 16 crimes por dia contra mulheres

Ação periférica

Além do Centro da cidade, a Zona Norte também receberá eventos em comemoração ao Dia das Mulheres. Acontece nesta noite, às 19h, na Rua Nazaré Paulista, o "Cabarelas". O evento contará com uma apresentação de cabaré, malabares, palhações e vários números, todos realizados por mulheres e para mulheres.

“Depois do Cabarelas, vai ter o Baque Mulher de Ribeirão Preto. Ele engloba várias ações do Baque Mulher original do Recife, que foi criado pela mestra Joana Cavalcante, única mestra de maracatu do Brasil”, é o que explica a atriz e uma das organizadores do evento, Michele Maria Racy.

A atriz ainda conta que o evento é, na verdade, uma prévia de um festival maior, que acontecerá também no Jardim Aeroporto. O Festival Mulheres Rio Acima acontecerá em maio e contará com ações temáticas na comunidade para as mulheres com o objetivo do empoderamento e conscientização.

Notícia alterada às 17h10 de 08/03/2017.


Foto: Bruno Silva

Compartilhar: