Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em Ribeirão Preto
Estoque na cidade está abaixo do ideal

Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em Ribeirão Preto

Hemocentro alerta sobre a importância da doação e faz campanhas ao longo do mês para incentivar a cultura de ajuda ao próximo

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira, 14, e Ribeirão Preto também participa da causa, que é celebrada durante todo mês de junho.

O Hemocentro de Ribeirão alerta sobre a importância da doação e faz campanha ao longo deste mês dias para incentivar a cultura de ajuda ao próximo. “As pessoas no Brasil não têm a cultura da doação. Falta isso! Geralmente, todos tendem a ajudar quando há alguém próximo que precisa de ajuda, mas não é bem assim. Diariamente, os hospitais estão cheios de pacientes que precisam do sangue”, disse a assistente social do Hemocentro Marina Pereira Braga.

Ela alerta sobre a importância em ajudar. “Nós estamos abertos para todos em dois locais diferentes de Ribeirão Preto. O paciente vai até nós e será avaliado em uma triagem. Pedimos que a doação seja séria e não para consultar o resultado como exame de HIV ou coisas do gênero. Todos são bem vindos”.

Os pontos de coleta são na sede do Hemocentro, que fica no Campus da USP Ribeirão, na Rua Tenente Catão Roxo, número 2501, Bairro Monte Alegre. A entrada é feita pela rua Professor Hélio Lourenço. O telefone é o (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049. O horário de atendimento para doação de sangue é de segunda a sexta-feira das 7h às 13h e sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30. Já na unidade Centro o endereço é Rua Quintino Bocaíuva, número 470. Os telefones são (16) 3610-8929/ 3610-5822 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30 e sábados e feriados das 7h às 12h30. Essa unidade não abre aos domingos.

A auxiliar administrativa Laura Ribeiro Soares, 24 anos, é doadora há três anos. Para ela, doar sangue é antes de qualquer outra coisa um ato de amor. “Saber que aquele pouquinho que eu doei pode ajudar mais pessoas é algo muito gratificante. Acredito que seja o pensar no outro, lembrar que não estamos sozinhos no mundo e que muita gente precisa do nosso pouco para se fazer inteiro”.

Laura doa há três anos em Ribeirão Preto

Já o funcionário público Marco Antonio Orlando Nicacio, 22 anos, doa desde que completou 18 anos. Ele fez aniversário e na semana seguinte foi doar. Segundo o jovem, uma frase define a ação: Dar de si, antes de pensar em si.

“É uma frase que resume bem meu sentimento com a doação de sangue. É uma forma incrível de ajuda anônima sem se importar com etnia, gênero, idade, religião ou qualquer outro aspecto que a pessoa tenha. Doar sangue é doar algo que no momento você tem em abundância, para uma pessoa que passa ou passou por uma situação delicada”, falou.

Para Nicacio, o doador se auto ajuda quando contribui com o próximo. “Além de ajuda o próximo, uma pessoa que doa sangue comprova que está em plena atividade e que possui qualidade de vida. Nada melhor do que aproveitar esse bem estar, ajudando outras pessoas a chegarem à mesma situação”.

Nicacio é doador frequente

O estoque em Ribeirão Preto está abaixo do ideal. Confira: 
 

Tipo Sanguíneo Quantidade mínima de bolsas Quantidade neste momento
A- 48 27
A+ 207 661
AB- 4 4
AB+ 13 98
B- 10 2
B+ 58 262
O- 64 26
O+ 281 262


 


 


Foto: Divulgação e Arquivo Pessoal

Compartilhar: