Dono de primeira animação brasileira feita em libras tem laços com Ribeirão Preto
Projeto pode ser conferido por meio da internet; assista!

Dono de primeira animação brasileira feita em libras tem laços com Ribeirão Preto

Paulo Henrique dos Santos espera que produção consiga ensinar a língua e promover a inclusão de crianças surdas

Para incluir a garotada que possui alguma deficiência auditiva, Paulo Henrique Rodrigues, animador de 28 anos, produziu a primeira animação brasileira feita exclusivamente em libras. Com família em Ribeirão Preto, Rodrigues acredita que o projeto pode ajudar a ensinar a linguagem e facilitar a inclusão de crianças surdas.

Min e as Mãozinhas” é um desenho com o objetivo de ensinar a segunda língua oficial do Brasil. Com isso, a animação permite que os espectadores aproveitem as aventuras da Min, a personagem principal, que é surda, ao mesmo tempo que ensina vocabulário em libras.

“A realidade das crianças surdas é que elas não têm um entretenimento para que possam simplesmente sentar e aproveitar”, alerta o idealizador do desenho. Ele reconhece que, atualmente, o governo tem prestado mais atenção aos produtos criados por meio de editais, exigindo a existência da opção de legendas e intérpretes de janela para o público surdo. Entretanto, antes de aprender a ler, crianças mais novas não conseguem acompanhar legendas, ou então devem dividir a atenção entre as duas coisas: a ação do intérprete de janela e a ação do desenho.

“Por ter uma personagem principal surda, as crianças que possuem a deficiência serão representadas por ela e as ouvintes terão contato com a realidade dos surdos, abrindo desde cedo os olhos para como é a vida de mais de 9,7 milhões de brasileiros”,  explica o Rodrigues.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 466 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas auditivos atualmente, entre eles, 34 milhões de crianças. A entidade alerta para o risco de o número chegar a 900 milhões até 2050.

Rodrigues tem a proposta de mostrar a Língua de Sinais como um idioma que supera as barreiras de comunicação, ao invés de uma língua para superar deficiências pessoais. “O Elefante fala a língua do elefante, o Gato fala a língua do gato, e assim ninguém se entende. Mas Libras é a solução para eles. Com o aprendizado dessa nova língua, eles conseguem se comunicar sem medo e ficam cada vez mais amigos, em uma sociedade mais compreensiva e inclusiva”.

Animação

O desenho segue a história da Min, uma garota surda que se comunica por meio da língua de sinais, e em seu dia a dia, o público pode ter contato com o cotidiano de uma pessoa surda, e descobrir algumas curiosidades, como, por exemplo, como funciona uma campainha para surdos.

A comunicação entre os personagens do desenho foi feita em Libras

O projeto está em fase de produção. Terá inicialmente uma temporada de 13 episódios e, futuramente, a criação de material didático, para ser utilizado na alfabetização de surdos e ouvintes, visando uma educação básica unificada.

Até o momento, um episódio já foi divulgado e os demais estão em fase de criação. “Precisamos conseguir verba para produzir os outros episódios. Enquanto isso, o primeiro episódio do desenho pode ser conferido pelo Youtube”, adianta o animador. 

Veja o primeiro episódios abaixo!


Fotos: Divulgação

Compartilhar: