Ecopontos receberam mais de 14 mil toneladas de resíduos em 2023

Ecopontos receberam mais de 14 mil toneladas de resíduos em 2023

Aproximadamente 89 mil pessoas utilizaram os locais para a entrega de inservíveis e resíduos até novembro de 2023

Ribeirão Preto conta com seis ecopontos em funcionamento, localizados em pontos estratégicos da cidade e preparados para receber materiais recicláveis, resíduos da construção civil, lixo eletrônico e inservíveis. Os ecopontos substituem as caçambas sociais e atendem áreas afetadas pelo descarte irregular de resíduos. O serviço é gratuito e permite o descarte de até 1m³ de cada tipo de material.

 

 

 

No período de janeiro a novembro de 2023, aproximadamente 89 mil pessoas utilizaram esses espaços para a entrega de 572 toneladas de recicláveis, 14 mil toneladas de resíduos da construção civil e 12 mil toneladas de inservíveis, além dos lixos eletrônicos que somam até o momento quase 10 toneladas, recebidas entre os meses de setembro a novembro de 2023.

 

 

 

O ecoponto mais movimentado foi o do bairro Alexandre Balbo, com o registro de 23.412 acessos de munícipes, seguido pelo ecoponto do Jardim Centenário, com 21.092 acessos. Em terceiro lugar ficou o ecoponto do Jardim das Palmeiras II, com 18.370 e em quarto Jardim Paiva, com 17.938 acessos. Já o ecoponto do Jardim São Fernando (Bonfim Paulista) ficou com o quinto maior número de acessos, no total de 4.723 pessoas, e o ecoponto do Jardim Santos Dumont, ficou em sexto lugar, com 3.530 acessos.

 

 

 

Em breve a cidade será contemplada com a construção do sétimo ecoponto, localizada na Avenida General Euclydes de Figueiredo, nº 278 – Simioni. O início das obras acontecerá no primeiro semestre de 2024 com previsão de entrega no início do segundo semestre de 2024. “Os ecopontos evitam a prática de descartes irregulares, a formação de entulhos e a deposição inadequada de resíduos na nossa cidade. Eles contribuem sobremaneira com o meio ambiente, pois dão a destinação correta aos materiais que são recebidos”, explica Catherine D’Andrea, secretária da infraestrutura.

 

 

 

Plano de Implantação de Ecopontos

 

 

 

O objetivo final é atingir a implantação de 29 ecopontos em Ribeirão Preto, o que deve ocorrer em quatro fases distintas, conforme o plano elaborado pela Divisão de Projetos de Obras Públicas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

 

 

 

A proposta de divisão em fases é importante para que seja possível monitorar e avaliar os equipamentos implantados e incorporar melhorias para os projetos dos equipamentos futuros.

 

 

 

No caso do sétimo ecoponto, por exemplo, que inaugura a segunda fase de implantação, o projeto de construção ampliou os espaços de manobra e melhorou os fluxos de circulação para maior conforto dos usuários. Também serão previstas neste e nos próximos ecopontos, estruturas cobertas para possibilitar o recebimento de mais tipos de resíduos, como lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes.

 

 

 

Confira a localização dos ecopontos:

 

 

 

1) Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo

Avenida Ettore e Aurora Corauci, nº 1375

 

 

 

2) Ecoponto Jardim Centenário

Rua Arthur Ramos, nº 1185

 

 

 

3) Ecoponto Jardim Santos Dumont

Rua Guará, nº 2225

 

 

 

4) Ecoponto Jardim das Palmeiras II

Rua Poeta Fernando Pessoa com avenida Alfredo Ravanelli

 

 

 

5) Ecoponto Jardim Paiva

Avenida Senador Teotônio Vilela,1285

 

 

 

6) Ecoponto Jardim São Fernando

Avenida Miguel Padulla, 400

 


Foto: Fernando Gonzaga / Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Compartilhar: