Em Ribeirão Preto, 13 mil eleitores podem perder o título
Em Ribeirão Preto, 13 mil eleitores podem perder o título

Em Ribeirão Preto, 13 mil eleitores podem perder o título

Esses são os casos de pessoas que não compareceram nos últimos três turnos eleitorais

Quase 13 mil eleitores de Ribeirão Preto precisam regularizar a situação de seu título de eleitor junto à Justiça Eleitoral. Esses são os votantes que não compareceram nos últimos três turnos das eleições – ou seja, os dois turnos das eleições municipais de 2016, e o segundo, das eleições presidenciais de 2014.

O prazo para a regularização para os 12.614 ribeirãopretanos que não justificaram a ausência termina no dia 2 de maio. Caso o eleitor não compareça na zona eleitoral com o comprovante de pagamento até esta data, ele corre risco de ter o título cancelado. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

Para regularizar a situação, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa, que pode ser emitido pelo site do TSE ou retirado no cartório eleitoral.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado, ou ir até o cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Em todo o País, mais de um 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. Na cidade de São Paulo, esse número chega a 118.837 eleitores. No Rio de Janeiro, o total é de 119.734, em Belo Horizonte são 26.570, em Salvador esse número é de 31.263, e em Porto Alegre são 18.782.


Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Compartilhar: