Em segundos, Prefeitura detona explosivos em obras de túnel em Ribeirão Preto
Explosões aconteceram às 15h04 desta quinta-feira, 28

Em segundos, Prefeitura detona explosivos em obras de túnel em Ribeirão Preto

Prefeito Duarte Nogueira foi o responsável por acionar mecanismo de detonação, na tarde desta quinta-feira, 28

A Prefeitura de Ribeirão Preto concluiu mais uma etapa das obras do túnel que fará a ligação entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, na zona Sul da cidade. O Executivo, por meio da Secretaria de Obras, promoveu uma detonação de explosivos para continuidade da escavação do túnel, em evento aberto a jornalistas na tarde desta quinta-feira, 28.

 

A detonação das dinamites ocorreu no acesso Sul do túnel, próximo à esquina das avenidas Nove de Julho e Presidente Vargas. Para acessar o local nesta quinta-feira, 28, foi necessário andar por um trecho de 120 metros dentro do canteiro de obras, passando por cima dos módulos já construídos.

 

Na ação de hoje, foram detonados 125kg de explosivos para a perfuração de 130 metros cúbicos de área, segundo a Prefeitura. As dinamites foram divididas em 25 furos com 3,1 metros de profundidade e cinco quilos de explosivos cada. O acionamento foi feito pelo prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), e ocorreu pontualmente às 15h04. 

 

O túnel terá 381 metros de extensão e acesso por meio da esquina da avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme. “O túnel é uma obra importante e que garantirá melhoria no tráfego, visto que se trata de um ponto de fluxo intenso e trajeto dos corredores de ônibus da Presidente Vargas e Norte-Sul”, disse Nogueira.

 

O trabalho de explosão

 

A explosão das dinamites durou pouco - cerca de 5 segundos - mas todo o trabalho de mobilização para a detonação desta quinta-feira ocorreu muito antes, segundo Carlos Guaraná, engenheiro e diretor da Rual Engenharia, empresa responsável pela construção do túnel.  "Os moradores deixaram o local e o trânsito foi interrompido momentaneamente. Nós distribuímos informativos nos prédios do entorno, avisando que haveria a detonação e o soar das sirenes hoje à tarde", afirmou Guaraná.

 

As detonações são necessárias para prosseguir com segurança as escavações do túnel, de acordo com o engenheiro. "A gente escava até um certo limite, por causa da topografia da rocha, com uma máquina perfuratriz. Quando necessário, colocamos os explosivos e aterramos novamente. Agora que está tudo detonado, vamos fazer nova escavação e prosseguir com a obra", explica.

 

Segundo Carlos Guaraná, outras detonações de menor efeito já haviam ocorrido no local antes. Uma nova explosão, nos mesmos moldes da realizada hoje, acontecerá já nesta terça-feira, 2 de agosto, também às 15h. Os moradores serão avisados com antecedência do procedimento "Os vizinhos estão reclamando, infelizmente, porque a obra está atrasada. É ruim ter uma obra na frente de casa. Mas, felizmente, não reclamam de nós, porque a construção está andando", diz o diretor da Rual Engenharia.

 

*Com a colaboração de Susanna Nazar.


Susanna Nazar/Revide

Galeria de imagens

Compartilhar: