Em três anos, Assistência Social de Ribeirão Preto realiza mais de 11 mil atendimentos

Em três anos, Assistência Social de Ribeirão Preto realiza mais de 11 mil atendimentos

Entre junho de 2017 e dezembro de 2019, foram abordadas e cadastradas mais de 7 mil pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) e em parceria com o Instituto Limite, realizou 11.618 atendimentos a pessoas em situação de rua no período de junho de 2017 a dezembro de 2019. Os números representam um total de 7.179 usuários cadastrados no Serviço de Abordagem Social (SEAS) e 4.439 reabordagens de acompanhamento realizadas.

O convênio com o Instituto foi firmado em 2017 com objetivo de realizar uma ação de cooperação mútua totalmente voltada ao trabalho social com pessoas em situação de rua.

“A Semas conta com o Serviço Especializado de Abordagem Social, que aborda novos usuários dos programas, os reabordam e acompanha as pessoas em situação de rua, procurando construir com eles um vínculo de confiança, conhecer a história e a trajetória de vida e as razões que os levaram a esta condição, e ofertar-lhes serviços que a rede disponibiliza, respeitando, porém, o seu direito cidadão de adesão voluntária”, afirma o secretário da Assistência Social, Guido Desinde Filho.

De acordo com o relatório “Diagnóstico sobre o atendimento à população de rua”, realizado pela entidade, 2.441 abordagens e reabordagens foram realizadas em 2017, 4.488 em 2018 e 4.689 em 2019. Por mês, a média é de 206 abordagens ou reabordagens.

A estimativa, segundo o documento, é de que existam na cidade cerca de mil pessoas em situação de rua de origem local. Destes, 846 são homens e 136 são mulheres. Das demais pessoas atendidas no período citado, 6.425 eram homens (89,69%) e, 754, mulheres (10,4%).

O diagnóstico aponta, também, que a maioria das pessoas em situação de rua em Ribeirão Preto é homem, na faixa etária de 30 e 59 anos, e as motivações mais comuns apontadas para esta condição são conflito familiar, dependência química, saúde mental e problemas financeiros.

Ainda segundo o diagnóstico, estima-se que Ribeirão Preto possua cerca de 2 mil crianças e adolescentes em trabalho infanto-juvenil, como comércio em semáforos e outras práticas.

“Parte deste grupo é conhecida e acompanhada pelos Conselhos Tutelares, bem como acompanhados pelo atendimento em medida socioeducativa, como prestação de serviços à sociedade, liberdade assistida, operados, respectivamente, pelo Núcleo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, da Semas, e por diversas entidades do município”, ressalta o chefe da pasta.

Serviço de Abordagem Social (SEAS)

O SEAS é um serviço operado pelo Instituto Limite em parceria no regime de mútua cooperação em interesse público e recíproco com o Departamento de Proteção Especial (DPSE), da Semas, e cofinanciamento do Ministério da Cidadania e acompanhamento do Governo Estadual.

As abordagens e reabordagens são realizadas de segunda-feira a domingo, das 8h às 0h. Por meio do Serviço de Acolhimento de Adultos, a Semas realiza abordagens de emergência e urgência no período da 0h às 8h.

“Essas abordagens são feitas por meio de busca ativa em rondas fixas quatro vezes ao dia no Terminal Rodoviário Central e imediações. São direcionadas, em locais e pessoas por informação ou denúncia recebida pelo FAZ, no 161, no SAM, pelo 156, no Disque 100, ou programadas com determinado roteiro ou roteiro aleatório; assim, como, por procura espontânea do usuário interessado”, explica Marlene Domingues dos Santos, diretora do Departamento de Proteção Social Especial.

O Fale Assistência Social (FAS) também pode ser acionado pelo número 0800 77 30 161.

“A Assistência Social oferece, ainda, acolhimento na Casa de Passagem, o antigo Cetrem, onde são atendidos diariamente cerca de 80 pessoas. O Centro POP, por sua vez, atende entre 40 e 60 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, se necessário, encaminha os usuários do serviço para atendimento médico ou para a Casa de Passagem. Nesses locais são oferecidos espaços para banho, roupas de frio, cobertores e alimentação”, reforça a diretora.

Serviço
Fale Assistência Social (FAS) 

161 ou 0800 77 30 161

Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM)
156

Casa de Passagem
Endereço: Rua Mogi Mirim, 45 - Salgado Filho - CEP 14078-060
Telefones: 3961-1801

Centro POP - Centro de Referência Especializado para Atendimento à População em Situação de Rua
Rua Casa Branca, 1655 - Vila Brasil
Telefone: 3622-6036
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade e Risco Social - SAICA
Endereço: Rua Genoveva Onofre Barban, 851 - Casas 1, 2 e 3 - Planalto Verde - CEP 14056-340
Telefones: 39758920 | 39758922 | 39758926

Acolhimento na modalidade de República para Idosos - Vila Dignidade
Endereço: Rua: Rubem Ubida, 670 - Jardim Botânico - CEP 14.021-575
Telefones: 3916-2094

Departamento de Proteção Social Especial
Endereço: Rua Augusto Severo, 819 - Casa 03
Telefone: (16) 3611-6000 - Ramal 6031
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

*Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: F L Piton

Compartilhar: