Em visita a Ribeirão Preto, Tarcísio de Freitas critica "acomodação" de São Paulo
Tarcísio de Freitas participou de evento organizado por grupo de empresários, no Centro

Em visita a Ribeirão Preto, Tarcísio de Freitas critica "acomodação" de São Paulo

Pré-candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, participou de evento com empresários na manhã desta sexta-feira, 17, e falou em perda de oportunidades para o estado

O pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), visitou Ribeirão Preto na manhã desta sexta-feira, 17. Freitas participou de evento organizado por um grupo de empresários, no Centro, e se reuniu com a imprensa, respondendo a alguns questionamentos da reportagem da Revide.

O ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que, dentre as maiores demandas ouvidas pelos moradores e empresários de Ribeirão Preto e região, estão problemas na integração entre as cidades da Região Metropolitana (RMRP), e que há uma asfixia financeira da metrópole. "Existe a necessidade de transformar essa região metropolitana de fato, em uma região metropolitana, onde a gente consiga, dentro de um arranjo com os vários municípios, aliviar o peso que acaba ficando concentrado em Ribeirão Preto, principalmente na área da saúde e da educação. Você acaba tendo fluxo de pessoas para cá, para a prestação de serviços. No entanto, você não tem a contrapartida financeira", afirma Tarcísio de Freitas.

Perguntado sobre o que novos governos precisam contemplar em seus mandatos para São Paulo, Freitas criticou o que chamou de "acomodação" do estado e dos mandatos do PSDB quanto a chances de geração de renda em diferentes regiões paulistas. "Eu entendo que a gente precisa aproveitar oportunidades que estão adormecidas. De certa forma, há uma acomodação e, em algumas áreas, a gente pode dar uma impulsão muito maior. Principalmente, encarando que São Paulo é um estado muito rico, de muito potencial. No entanto, se tornou um estado muito desigual. Nós temos regiões que estão hoje deprimidas, que precisam de um olhar governamental, e a desigualdade regional se combate com incentivo regional. Isso tem muito a ver com a política de energia, com a política tributária, de infraestrutura, de capacitação profissional. É nessa linha que nós vamos andar", apontou Tarcísio.

Domicílio eleitoral

Tarcísio de Freitas foi alvo de uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), já que nasceu no Rio de Janeiro e, até o início da disputa eleitoral, morava em Brasília e atuava como Ministro da Infraestrutura. Ele declarou à Justiça Eleitoral ter um contrato de aluguel de um apartamento, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A ação do MP foi arquivada, mas Tarcísio ainda enfrenta um outro questionamento sobre o caso formulado pelo presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, junto à corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

O pré-candidato ao governo de São Paulo afirmou que considera "enfrentada" a questão do domicílio eleitoral no estado e que sua situação está dentro da regularidade. "A questão que o PSOL levantou já foi levantada anteriormente, já foi enfrentada pelo Ministério Público Eleitoral, e já foi decidida. Da outra vez, o Ministério Público Eleitoral analisou, nos abriu um prazo para que apresentássemos nossas razões, apresentamos toda nossa farta documentação, que comprova a regularidade desse movimento de transferência, e a própria Procuradoria Geral Eleitoral concluiu pelo arquivamento do processo. As manifestações que existem agora são absolutamente extemporâneas", afirma Tarcísio de Freitas.

Compartilhar: