Empresa de Ribeirão é investigada por envolvimento com tráfico de drogas
Empresa de RP é investigada por envolvimento com tráfico internacional de drogas

Empresa de Ribeirão é investigada por envolvimento com tráfico de drogas

Polícia Federal não divulgou o nome do estabelecimento; nesta quarta, PF desmantelou quadrilha que atuava em sete estados

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 31, a Operação Minotauro, que desmantelou um esquema de tráfico de drogas internacional. Duas empresas são investigadas por participar do esquema, e uma delas fica em Ribeirão Preto, mas PF não informou o nome.

A organização criminosa atuava em Pernambuco, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e, além do tráfico de drogas, também fazia contrabando de armas de fogo. As empresas investigadas atuariam no fomento e no transporte das mercadorias.

Ao todo, 130 policiais federais participaram da operação, cumprindo 12 mandados de prisão, um deles em Ribeirão Preto, e 21 mandados de busca e apreensão distribuídos em cinco Estados - Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Além disso, foi realizado o sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias pelo Juízo da 13ª Vara Federal, além de quatro conduções coercitivas destinadas a pessoas supostamente relacionadas ao processo de lavagem de dinheiro.

As investigações iniciaram em 2015, com a identificação de remessa de 1.257 kg de maconha de origem paraguaia para Pernambuco. Os traficantes forneciam as drogas e armas de fogo mediante pagamento de dinheiro em espécie, depósitos bancários e, inclusive, com trocas de automóveis em pagamento, razão pela qual foram expedidos mandados de busca específicos para alguns veículos identificados nessas condições, ainda que já estejam na posse de terceiro.

No curso das investigações, foram apreendidas aproximadamente quatro toneladas de drogas da organização criminosa. De acordo com a PF, a organização criminosa investigada apresenta alto grau de periculosidade, em razão da adoção de práticas violentas, envolvendo ameaças de morte, lesões corporais gravíssimas e até mesmo homicídios.

Os integrantes da quadrilha serão responsabilizados criminalmente pela prática dos crimes de associação e tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e por constituir organização criminosa.


Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Compartilhar: