Empresário de Ribeirão é preso por suspeita de envolvimento com quadrilha de falsificação de agrotóxicos
Empresário de Ribeirão Preto foi preso nesta manhã por envolvimento em organização criminosa

Empresário de Ribeirão é preso por suspeita de envolvimento com quadrilha de falsificação de agrotóxicos

A prisão faz parte de operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que cumpre mandados em cidades de quatro estados

Na manhã desta terça-feira, 22, um empresário de Ribeirão Preto foi preso por suspeita de envolvimento com organização criminosa especializada na fabricação e comercialização de agrotóxicos falsificados enviados para diversas regiões do país. A operação, nomeada de Alquimia, foi deflagrada pela Polícia Civil (PC) do Rio Grande do Sul e, além do município, cumpre 53 mandados de busca e apreensão, cinco de prisões preventivas em 15 cidades de quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Bahia. Também houve bloqueio de contas e apreensão de veículos dos investigados.

A investigação apurou que as grandes cargas falsificadas são fabricadas em Ribeirão Preto e, em seguida, são transportadas e armazenadas nas cidades de Ijuí e Cruz Alta, municípios do Rio Grande do Sul.

Os criminosos da região do Rio Grande do Sul ficavam encarregados de comercializar e repassar parte desse produto para integrantes de outros lugares do estado, que em seguida seriam vendidos a valores abaixo do mercado para agricultores. Quando os produtos eram aplicados na lavoura, não produziam o efeito desejado.

Segundo a PC do Rio Grande do Sul, até o momento oito pessoas foram presas, cinco preventivamente e três em flagrante. Na ação, foram apreendidos defensivos agrícolas, produtos químicos, armas de fogo, munições, celulares, contratos de locação de imóveis e maquinários, notas promissórias, cheques e diversos documentos probatórios. 


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: