Energia economizada com Horário de Verão abasteceria Ribeirão por 9 dias
Quantidade prevista de economia abasteceria 17,2 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 megawatts por hora

Energia economizada com Horário de Verão abasteceria Ribeirão por 9 dias

Estimativa é referente às cidades monitoradas pela CPFL no interior do Estado de São Paulo

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estima que o Horário de Vverão 2017/2018 economizará 41,3 mil megawatts por hora no consumo de energia no interior paulista. Essa quantidade seria capaz de sustentar a energia de Ribeirão Preto por nove dias.

Após rumores de que seria cancelado, o Hhorário de Verão começa no próximo domingo, 15, e durará por 126 dias nas cidades do Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Distrito Federal até o dia 17 de fevereiro de 2018. Com um pico maior das 18h às 21h, o uso da eletricidade em domicílios tende a diminuir nesse período.

“Normalmente, as pessoas começam a chegar em suas casas a partir das seis da tarde, sendo que uma das primeiras ações é acender a luz”, diz Thiago Guth, diretor de operações da distribuição da CPFL. O executivo conta que o maior aproveitamento da luz natural pela população faz com que a iluminação residencial e pública passem a operar somente após as 19h, quando o consumo industrial já está reduzido.

A estimativa do volume a ser economizado no período do Horário de Verão corresponde a uma redução de 0,36% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades do interior paulista que são monitoradas pela CPFL. Essa mesma quantidade seria capaz de abastecer 17,2 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 megawatts por hora.

Além disso, o adiantamento do relógio em uma hora ajuda a prevenir e diminuir os riscos de sobrecargas elétricas do sistema em horários de pico de consumo. A expectativa é que ocorra uma redução de 2,5% na demanda de energia, o que também contribui para a menor geração de energia termelétrica, a mais cara e poluente do planeta.


Foto: Pixabay

Compartilhar: