Energia economizada com Horário de Verão abasteceria Ribeirão Preto por 14 dias
Economia de energia superou a estimativa inicial da CPFL

Energia economizada com Horário de Verão abasteceria Ribeirão Preto por 14 dias

De acordo com levantamento da CPFL Paulista, horário especial economizou 74 mil Mwh em 234 municípios do interior de São Paulo

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) de São Paulo, que atende 234 cidades do interior do Estado, divulgou o balanço do Horário de Verão encerrado no último sábado, 17. O levantamento da distribuidora aponta que a redução total no consumo de energia foi de 74.206 MWh - volume que abasteceria a energia de Ribeirão Preto por 14 dias.

Leia mais:
Horário de verão: CPFL divulga estimativa de economia

Termina neste sábado, 17, o Horário de Verão

O número é superior à estimativa feita pela CPFL para a economia de energia do Horário de Verão de 2017/2018, que era de 41,3 MWh para o período de 15 de outubro a 17 de fevereiro.

Para o Diretor de Distribuição da CPFL Energia, Thiago Guth, o balanço mostra que a adoção do horário especial é capaz de melhorar o aproveitamento da luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica, principalmente durante a demanda do horário de pico, das 18h às 21h.

“Normalmente, as pessoas começam a chegar em suas casas a partir das 18h, sendo que uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais. No período do Horário de Verão, com o adiamento dos relógios em uma hora, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial já está reduzindo”, explica Guth.

O Horário de Verão de 2018/2019 será mais curto, de acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes. Por conta das eleições deste ano, para que a apuração dos votos não tenha diferenças de fusos horários pelo País, a duração do horário especial será reduzida em 10 dias e irá de 21 de outubro até 16 de fevereiro de 2019.


Foto: Pixabay

Compartilhar: