Escola de Educação Física de Ribeirão Preto é homenageada

Escola de Educação Física de Ribeirão Preto é homenageada

Homenagem ocorreu no dia 22 de março, em sessão solene da Câmara Municipal

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) foi homenageada, na última sexta-feira, 22 de março, por seus 15 anos de criação, em sessão solene da Câmara Municipal da cidade. 
 

A homenagem foi proposta pelo vereador André Trindade, que em sua justificativa falou da vocação da cidade para o ensino, especialmente o superior, e destacou a importância da prática de atividade física como política pública de saúde, assim como a importância das pesquisas na área para o esporte de alto rendimento, o que mostra a importância da EEFERP para toda a população.  
 

O diretor da unidade, Hugo Tourinho Filho, agradeceu a proposta generosa do vereador, em comemoração aos 15 anos da EEFERP, e a todos que contribuíram para o seu sucesso, em especial aos professores Suely Vilela, Valdir Barbanti e Lourenço Gallo Junior. Lembrou da importância do profissional de educação física na sociedade, não apenas pelos efeitos fisiológicos provocados pela prática de exercício físico sobre a qualidade de vida das pessoas, mas também pelos efeitos psicossocioculturais que esse ato proporciona aos praticantes e a possibilidade da inserção do esporte como agente fundamental da educação. 
 

Enfatizou os números já alcançados pela escola nesses 15 anos: formou 534 profissionais de educação física, 118 especialistas, 83 mestres, 12 pós-doutores e citou todos os trabalhos de extensão oferecidos a mais de 1.400 pessoas da comunidade. “Apesar de todas as qualidades que podemos destacar da nossa Educa, nome que a EEFERP é carinhosamente chamada pelos alunos, nosso maior diferencial, a marca registrada, é a relação próxima e cordial que alimentamos entre todos os atores desse importante e belo processo de formar cidadãos.”
 

Universidade no interior
 

O reitor Carlos Alberto Carlotti Junior falou dos 90 anos da Universidade de São Paulo comemorados este ano, lembrando sua fundação pela sociedade paulista, através de um projeto educacional concebido e liderado por indivíduos visionários. Ele enfatizou a importância de consultar os documentos originais de criação da Universidade para compreender plenamente a visão de crescimento do ensino superior no Estado e o sucesso da USP. 
 

O reitor também destacou o movimento de expansão da Universidade para o interior do Estado, estabelecendo unidades em Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru, e enfatizou o sólido vínculo que a instituição construiu com a sociedade. “A criação de novas unidades no campus reflete o constante desejo e compromisso da USP em se aproximar e servir à comunidade.” 
 

O papel crucial da professora Suely Vilela, na época reitora da USP, foi mencionado por Carlotti Junior, especialmente em relação à criação da Escola de Educação Física e da Faculdade de Direito em Ribeirão Preto. “Ela liderou o planejamento e a busca por recursos para garantir o pleno funcionamento dessas unidades. Na criação da mais nova unidade da USP, a Faculdade de Medicina de Bauru, seguimos o exemplo da professora Suely, com um projeto abrangente apresentado ao Conselho Universitário, asseguramos recursos para a contratação de professores, pessoal técnico e infraestrutura necessária ao longo dos próximos anos.” 
 

Para o reitor, essa abordagem meticulosa resultou no rápido sucesso da EEFERP e ilustra que, “assim como a USP foi firmemente estabelecida há 90 anos, a semente para o desenvolvimento dessas novas unidades foi plantada com igual solidez”.
 

Suely Vilela lembrou que a criação da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto atendeu a uma antiga demanda da sociedade local. “A unidade foi criada com um projeto pedagógico diferenciado e com apoio da Reitoria, que viabilizou recursos para todos os prédios e infraestrutura dentro do padrão USP em sua instalação.”  
 

Citou que durante esses 15 anos a comunidade da EEFERP, alunos, professores e funcionários, assumiu o compromisso de fazer uma unidade com excelência acadêmica e hoje desenvolve ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade. “Obrigada a todos por tornar a EEFERP uma referência nacional e internacional e trazer um enorme enriquecimento cultural para o campus da USP em Ribeirão Preto.”
 

O evento contou também com a participação do professor Valdir Barbanti, o primeiro diretor da EEFERP, que foi homenageado, Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física-São Paulo, Alessandro Hirata, professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e representante do prefeito municipal. 

 

*Reprodução Jornal USP Ribeirão Preto 


Foto: divulgação

Compartilhar: