Esperança aos que precisam

Esperança aos que precisam

Uma equipe do Voluntários do Sertão embarcou rumo ao Sul da Bahia, que foi atingido pelas fortes chuvas, para levar parte das doações arrecadas em campanha realizada pela organização em Ribeirão Preto

A Organização Voluntários do Sertão, que há mais de 20 anos oferece saúde e oportunidade a pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade social no Brasil, com a ajuda de parceiros, promoveu do dia 3 a 8 de janeiro uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas e itens de uso pessoal para famílias que vivem na região Sul da Bahia e perderam suas casas e sustento em razão das fortes chuvas que atingiram o local nas últimas semanas.

É estimado que os voluntários tenham arrecadado 36 toneladas de doações. Parte já foi levada e o restante está em processo de separação, mas chegará à Bahia ainda nesta semana. 

De acordo com a organização, o balanço é parcial, já que ainda está em andamento o preparo dos itens recebidos durante a campanha. Até o momento, mais de seis toneladas já foram entregues por meio de transporte terrestre, e mais cinco toneladas e meia foram levadas por meio da VOEPASS Linhas Aéreas. Agora, no decorrer da semana, após finalização da separação dos últimos itens, estima-se que outras 25 toneladas sejam encaminhadas, com o apoio da Rodonaves. “

Não temos nem como agradecer. Como sempre, a população abraçou nossa causa e batemos um recorde que nem imaginávamos. Nosso planejamento era de enviar um caminhão baú lotado de doações, mas com a solidariedade de todos os que participaram, foi preciso reunir mais parceiros para enviar não apenas um, mas dois caminhões lotados de doações que já foram e nesta semana mais dois saem de Ribeirão Preto com destino ao Sul da Bahia com o restante das doações. Além disso, outra parte foi levada de avião, juntamente com uma equipe de voluntários que estão atuando no local”, destaca Marta Meire, Gestora do Voluntários do Sertão.

Além de promover a campanha, a Voluntários do Sertão foi convidada para ajudar na distribuição das doações. De acordo com o presidente da organização, Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, receber este convite foi uma honra.

“Nosso mutirão de solidariedade tem mais de 20 anos de história e, nesse tempo todo, já realizamos várias edições no Estado da Bahia. As pessoas conhecem e confiam no nosso trabalho. Por isso, quando aconteceu essa tragédia, nos unimos para ajudar, motivando doações, mas confesso que fiquei muito honrado ao receber o convite de reunir alguns voluntários estratégicos para compartilhar no local nossos conhecimentos de logística e organização e, assim, apoiar na estrutura de distribuição de tudo o que a região tem recebido de doações”, explica. 


Fotos: José Paskakulis

Compartilhar: