Estado de São Paulo não terá "Lei Seca" durante as eleições deste final de semana

Estado de São Paulo não terá "Lei Seca" durante as eleições deste final de semana

Neste domingo, dia 2 de outubro, acontecem as eleições gerais brasileiras; Estado de São Paulo não adota a medida restritiva desde 2006

O Estado de São Paulo não adotará a "Lei Seca" durante o primeiro turno das eleições neste domingo, dia 2 de outubro, quando os eleitores definirão os ocupantes aos cargos de presidente da República, governador, senador e deputados estaduais e federais. Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro. 

 

Segundo publicação da Agência Senado, como forma de prevenir possíveis abusos com bebidas alcoólicas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado e do Distrito Federal, determinam as regras sobre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em sua jurisdição, em conjunto com a respectiva secretaria de segurança pública.  

 

Neste ano, pelo menos oito estados adotarão a medida nas eleições. Já publicaram portarias determinando a medida no pleito eleitoral deste ano, o Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná e Tocantis. 

 

“Nos estados onde ela é implantada, a pena é de até um ano de detenção. O cidadão é levado à delegacia, ele é autuado em flagrante, podendo ser feito um termo circunstanciado para ele responder o processo em liberdade. Vale lembrar: se você quiser saber se no seu estado é proibido o consumo e a venda de bebida alcoólica basta acessar o site do TRE ou da secretaria da segurança pública. No estado de São Paulo, as polícias vão continuar com a fiscalização e prevenção à direção de motoristas embriagados. A lei seca para o trânsito continua com todo empenho e repressão pelas forças policiais”, informa o delegado Marcos Rogério Pereira Machado, da Polícia Civil do estado de São Paulo.

 

*Com informações da Agência Senado 


Foto: José Cruz / Agência Brasil

Compartilhar: