Estado sanciona Lei que cassa postos que cometem fraudes em bombas
Estado sanciona lei que cassa postos que comentem fraudes em bombas

Estado sanciona Lei que cassa postos que cometem fraudes em bombas

Medida quer combater bombas adulteradas; órgãos fiscalizadores já constataram mais de 500 no Estado

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sanciona nesta quinta-feira, 11, Projeto de Lei que cassa a inscrição estadual de postos de combustíveis que praticarem fraudes volumétricas nas bombas. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa na semana passada, e é de autoria do próprio Palácio dos Bandeirantes.  

A cassação da inscrição no ICMS já é permitida, mas apenas para os casos de fraude na qualidade dos combustíveis. Com a nova determinação, será possível a cassação também na hipótese da fraude metrológica, caracterizada pela cobrança de valor maior do que a quantidade de combustível efetivamente injetada no tanque do veículo do consumidor.

A justificativa do governo estadual para medida é que órgãos como Procon, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), e Agência Nacional de Petróleo (ANP) têm crescido bastante em São Paulo, e que já houve fiscalização em mais de 500 postos em todo o estado, desde o fim de 2016.

Nessas operações, tem sido identificada a substituição de componentes da placa eletrônica das bombas em postos. O marcador da bomba medidora adulterada exibe uma quantidade de combustível maior do que a efetivamente injetada no tanque do veículo, causando prejuízo ao consumidor. Em muitos casos, o equipamento é operado por controle remoto, possibilitando que o sistema seja desativado quando chega a fiscalização.


Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Compartilhar: