Estudantes da USP-RP repudiam atitude de professor, após vídeo com gesto nazista

Estudantes da USP-RP repudiam atitude de professor, após vídeo com gesto nazista

O vídeo viralizou nas redes sociais onde o docente faz uma saudação nazista; carta de ofício e nota de repúdio foi realizado pelos alunos

Em nota, alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto repudiaram atitude do Prof. Dr. Fritz Cavalcante Huguenin, do Departamento da Química da USP-RP, após um vídeo do docente se espalhar pela internet, onde ele faz uma saudação nazista.

 

O vídeo foi gravado após a final da Copa do Brasil entre Corinthians e Flamengo e na gravação o professor ergue o braço esquerdo, enquanto o braço direito se encontra no peito. Junto com o gesto, o professor dá gargalhadas. 

 

A nota de repúdio foi redigida pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Além da nota, um ofício foi encaminhado para o Prof. Dr. Herenilton Paulino Oliveira, atual Chefe do Departamento de Química da universidade. No ofício, o Centro Acadêmico solicita um posicionamento público da Chefia do Departamento de Química a respeito dos fatos, além de uma retratação publica do docente e medidas de enfrentamento ao combate destas ideologias na FFCLRP.

 

A nota destaca a postura do professor como inaceitável, pois fere o respeito à democracia. “A saudação a um regime totalitário de perseguições, torturas e mortes é uma afronta aos princípios da Constituição de 1988, como liberdade, igualdade, justiça social e garantia da dignidade humana. E também está em desacordo com o Código de Ética da USP, em especial os artigos 1°, 2°, 6° e 21, além de ser crime previsto pela Lei n° 7.716/1989”, diz a nota.

 

Em nota, a USP informou que medidas estão sendo tomadas para apurar o ocorrido. "Registramos nosso repúdio a quaisquer ações e falas de cunho nazista, assim como a utilização de símbolos nazistas", diz a nota.


Foto: Revide

Compartilhar: