Exposição "Viva a Inclusão" estará em Morro Agudo até segunda-feira, 28
Imagem do lançamento do projeto, em outubro de 2016

Exposição "Viva a Inclusão" estará em Morro Agudo até segunda-feira, 28

Fotografias clicadas por Lídia Muradás retratam a história de pessoas que convivem diariamente com diferentes deficiências

A exposição “Viva a Inclusão”, que retrata a história de pessoas que convivem diariamente com as mais diversas deficiências, mas que conquistaram seu espaço na sociedade, foi replicada pela Prefeitura de Morro Agudo e estará na cidade até segunda-feira, 28. A mostra está na Praça Matriz da cidade, em frente à loja Magazine Luiza e, segundo a Secretaria da Cultura, já recebeu visitas de escolas e muitos moradores, que, além de ver as imagens, também aprendem mais sobre o tema.

Com um toque de humanidade, as imagens foram capturadas pela fotógrafa Lídia Muradás, originalmente para uma campanha realizada pela Revide. Lídia considerou o projeto um dos maiores desafios que já teve na profissão. “Atingimos o nosso objetivo, que é trazer essa ideia da acessibilidade para discussão da sociedade que precisamos. É necessário chamar a atenção do público para essa discussão”, afirmou Lídia, que acredita que o assunto ainda precisa ser mais discutido no dia a dia.Lídia Muradás

O projeto foi lançado em outubro de 2016 como campanha de aniversário de 30 anos da Revide, que reuniu 30 pessoas para compartilharem suas histórias em uma edição comemorativa. Além das fotografias, o público também pode conferir um filme criado sobre a campanha, realizado por alunos do curso de jornalismo da Unaerp, e que pode ser visto no site e Facebook da Prefeitura de Morro Agudo. 

Para Lídia, ver sua exposição chegar a outra cidade é um sinal de que a mostra está cumprindo seu papel. "Eu fiquei muito feliz com o convite da Prefeitura de Morro Agudo. Por mais que o assunto seja mais falado do que antigamente, ainda  existe um preconceito, mas, apesar disso, pude presenciar um interesse muito grande de toda a população da cidade. Com isso, vejo que o projeto está conseguindo cumprir seu papel. São sementes que estão sendo plantadas para colhermos os bons frutos lá na frente", diz Lídia.

Além da exposição “Viva a Inclusão”, Lídia conta que o projeto “Toque de Coragem”, que retrata a história de mulheres que venceram o câncer de mama, também será exposto na cidade, em outubro deste ano. 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: