Revide, Farmácias Populares fecham por determinação do Ministério da Saúde, remédios, farmácia, ribeirão preto, sertãozinho, farmácia popular

Farmácias Populares fecham por determinação do Ministério da Saúde

Governo Federal aponta que medida ajudará aumentar de ofertas na rede de drogarias privadas conveniadas; em Ribeirão são duas unidades

Por determinação do Ministério da Saúde, as unidades da Farmácia Popular do Brasil vão fechar em todo o País. As unidades têm funcionamento até o fim do mês de julho, quando pararão de atender a população, em razão do fim dos repasses da pasta para o programa. Porém, as pessoas que retiram medicamentos nesses estabelecimentos podem continuar a fazê-lo.

Em Ribeirão Preto são duas unidades - uma no Centro e outra no distrito de Bonfim Paulista. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, elas possuem 106 receitas de remédios diferentes para distribuição à população.

Para continuarem a receber os medicamentos, os usuários que utilizavam o programa devem procurar os postos de saúde da cidade ou farmácias privadas credenciadas, que fazem parte do programa "Aqui tem Farmácia Popular". Em Ribeirão Preto são 96 estabelecimentos credenciados, de acordo com o Ministério da Saúde. Confira a lista.

A única unidade da Farmácia Popular de Sertãozinho irá fechar no dia 31 de julho. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde aos moradores é que passem a retirá-los nas drogarias particulares que são credenciadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil – no município são 22 estabelecimentos.

Motivo

O Ministério da Saúde informa que o fechamento se dá em razão dos altos custos para a manutenção do espaço, que equivale a 80% do total, enquanto apenas 20% das despesas são propriamente com os remédios. Com a medida, o Ministério da Saúde acredita que poderá ampliar a oferta de remédio no Sistema Único de Saúde e na rede de drogarias credenciadas.

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: