Filhote de suçuarana é resgatado na região
A oncinha está sob os cuidados da equipe do Cetras Morro de São Bento
A equipe da Polícia Ambiental realizou o resgate de um filhote de suçuarana (onça-parda), com apenas alguns dias de vida, no último sábado, 2. O animal foi encontrado em situação vulnerável na entrada da estrada Sete Placas, em Santa Rita do Passa Quatro. A localização do animal, longe da área de mata e em uma região com intensa atividade agrícola, evidenciou a necessidade de um atendimento especializado.
O filhote foi imediatamente transferido ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) - Morro de São de Bento de Ribeirão Preto, referência em cuidados com animais silvestres. No Centro, a equipe técnica realizou uma avaliação completa do animal, constatando que se tratava de uma suçuarana fêmea. Foram realizados exames para avaliar a frequência cardíaca, respiratória, glicemia, hidratação e pesagem, que constatou que animal estava com 605 gramas – dentro da normalidade.
O setor de Zootecnia e Nutrição do Cetras desenvolveu uma dieta líquida composta por sucedâneo de leite, gema de ovo e suplementação de cálcio, que considerou as necessidades específicas do filhote. De acordo com os responsáveis pelo atendimento ao animal, a resposta à nova alimentação foi positiva, com rápida ingestão da dieta oferecida.
Este é o segundo caso de resgate de filhote de suçuarana no CETRAS em 2024. No início de setembro, um macho, batizado de Benedito, foi encontrado ferido, após um atropelamento em uma rodovia próxima a São Joaquim da Barra, durante um período de intensa atividade de combate a incêndios florestais.
Essa ação de resgate é mais um exemplo do importante trabalho realizado pelo Cetras e pela Polícia Ambiental à fauna e flora da região.