Filhote de veado-catingueiro nasce no Bosque/Zoo Fábio Barreto

Filhote de veado-catingueiro nasce no Bosque/Zoo Fábio Barreto

No Zoo há oito exemplares adultos de veado-catingueiro

O mais novo habitante do Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto é um filhote de veado-catingueiro nascido no local no último dia 2.

No Bosque é frequente o nascimento de filhotes e é grande o sucesso reprodutivo, não apenas do veado-catingueiro, mas também de outras espécies.

De acordo com o zootecnista Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque Zoológico Municipal Ribeirão Preto, tanto o filhote quanto os adultos podem ser vistos no recinto próximo ao bebedouro central. “Em breve acredito que conseguiremos saber o sexo do filhote. Os técnicos do Zoo não podem se aproximar nesses primeiros dias para evitar que a mãe abandone os cuidados e a amamentação do filhote”, explica Alexandre.

Oito exemplares adultos de veado-catingueiro vivem no Bosque/Zoo, sendo que todos chegaram à instituição devido à ação humana. Alguns chegaram filhotes órfãos, pois perderam suas mães em queimadas de canaviais. Outros foram vítimas de atropelamentos.

O filhote e os veados adultos podem ser vistos no recinto próximo ao bebedouro central

Veado-catingueiro – O veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), é uma espécie encontrada desde o sul do México até o norte da Argentina, sendo que no Brasil ocorre em todos os biomas, desde florestas densas contínuas a savanas abertas com pequenas e poucas manchas de mata, mas sempre associado a florestas para abrigo e alimentação.

Geralmente são diurnos e solitários, embora indivíduos possam ser vistos se alimentando muito próximos em épocas de baixa disponibilidade de alimento, ou na época de acasalamento.

Machos e fêmeas mostram um comportamento fortemente territorialista, com marcação de território feita principalmente pelos machos através do uso de sinais, de odor e visuais. Essas marcações incluem a retirada de cascas de árvores com os incisivos inferiores, a deposição de fezes e urina ou a sinalização através de glândulas de odor orbitais, frontais e interdigitais.

São animais tímidos e esquivos, uma vez que são presas constantes de onças, pumas, cachorros-do-mato e principalmente do homem. Alimentam-se de frutas, flores e folhas.

A fêmea produz um filhote após uma gestação de aproximadamente sete meses. Uma fêmea pode ter duas ninhadas em um mesmo ano. Os filhotes  nascem pintados e as manchas começam a desaparecer do quarto até o sexto mês. 

Revide On-line com informações da prefeitura
Foto: JF Pimenta/CCS
 

Compartilhar: