Fiscalização aplica 355 multas por fraudes no sistema de saneamento
A maioria das infrações é cometida contra o sistema de abastecimento

Fiscalização aplica 355 multas por fraudes no sistema de saneamento

Dados são referentes ao primeiro semestre deste ano em Ribeirão Preto

De janeiro até a metade de junho (15) deste ano, foram aplicadas 355 multas por fraudes no sistema de saneamento básico, com maior concentração de infrações no abastecimento. As autuações são aplicadas pelo setor de Fiscalização da Saerp, que vistoria os locais com suspeita de fraudes.

 

"A maioria das infrações é cometida contra o sistema de abastecimento. Por isso, monitoramos os consumos e, em caso de variações ou de denúncias, verificamos se há alguma irregularidade na ligação do usuário", explica o chefe do setor de Fiscalização, Marcelo Rezende.

 

O monitoramento do consumo é uma das ferramentas mais eficiente para combater as fraudes, visto que não é possível qualificar os infratores, já que as ações são cometidas por diferentes tipos de consumidores em toda a cidade.

 

"Não é possível delimitar uma região específica ou um tipo de consumidor específico que frauda a rede. Temos infrações de grandes consumidores, como empresas, comércios, e também de pequenos, como residências. Por ser tão diverso, o monitoramento se mostra eficaz, já que acusará as variações do consumo", afirma.

 

Além do monitoramento, o setor também realiza a vistoria in loco. Ao verificarem um usuário com suspeita de fraude, já vistoriam consumidores próximos.

 

“Como uma otimização da caça às fraudes, ao vistoriarmos um local com suspeita, vistoriamos todo o entorno. Não temos certeza de encontramos irregularidades, mas algumas vezes, identificamos, como é o caso desse super imã encontrado em um imóvel próximo a um com infração” fala o fiscal da Saerp, Marcos de Lima.

 

Durante a vistoria em um imóvel com fraude na região Sul, o fiscal encontrou outra violação em um consumidor próximo que não havia sido denunciado.

 

“Quando falamos de fraudes, estamos falando de prejuízos ao saneamento básico para toda a população, não apenas financeiro, porque afeta os investimentos e melhorias previstas para o setor, mas também na diminuição ou intermitência no abastecimento e no mal funcionamento da coleta e afastamento do esgoto que pode afetar os usuários vizinhos”, alega o chefe da Fiscalização.

 

Fraude é crime e deve ser denunciada. Em casos de suspeita, tanto na rede de água quanto de esgoto, a denúncia pode ser feita de forma anônima através da central de atendimento da Saerp, pelo telefone 0800 115 0 115.  


Divulgação

Compartilhar: