Fluxo de passageiros do transporte coletivo volta a crescer em Ribeirão Preto
Mesmo com as recomendações da OMS pelo distanciamento social, serviço tem registrado aumento de 28% na demanda de usuários
Um levantamento da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte em Ribeirão Preto, mostra que, apesar da quarentena e dos decretos estadual e municipal limitam o funcionamento de estabelecimentos em prevenção ao novo coronavírus, o número de passageiros transportados pelo transporte coletivo urbano voltou a aumentar gradativamente em Ribeirão Preto.
Antes dos decretos, no dia 10 de março, ainda com todo o comércio aberto, houve fluxo diário de 200.131 passageiros transportados. Já a partir do dia 24 de março, com o fechamento das lojas e a abertura apenas dos serviços essenciais foram transportados 41.878 usuários do serviço, uma queda de 79%, indicando que a população havia aderido ao isolamento social.
“No entanto, essa redução não se manteve ao longo do período e o número diário de passageiros tem retomado o crescimento. No dia 8 de abril, houve 53.695 passageiros transportados, um aumento de 28% em relação ao primeiro dia de restrições, sendo que destes, 7.140 são idosos”, informou a Transerp
Ainda segundo a empresa, a retomada dos passageiros ao transporte coletivo não corresponde às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, o distanciamento social como medida eficaz para se evitar a transmissão do novo coronavírus, ao proteger familiares e a sociedade em geral, incluindo os grupos de riscos, idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais.
Frota de ônibus x passageiros
Ainda segundo a Transerp, diariamente, é verificado no sistema a quantidade e o motivo das reclamações dos usuários do transporte coletivo, além de uma análise do número de embarques e a necessidade de adequação da frota ao levar em consideração o número de passageiros.
“Assim, desde que a grade de horário foi alterada devido às restrições ao comércio para impedir a transmissão do novo coronavírus, a Transerp vem solicitando o Consórcio PróUrbano para colocar mais ônibus em determinadas linhas, realizar a limpeza dos terminais e a desinfecção diária dos veículos”, diz.
Além disso, apesar de não ter sido intimada da decisão judicial, a Transerp alega que solicitou novamente ao Consórcio para que adote uma nova grade de horário levando-se em consideração o número de embarques de cada linha.
“Contudo, como o número de passageiros vem se apresentando de maneira flutuante e sazonal em diferentes linhas, a adequação da grade de horários precisa ser realizada diariamente para melhor atendimento à população.”
A Transero recomenda que os usuários utilizem o número 0800.77.10.118 para relatar a situação do transporte coletivo, ao indicar o número do ônibus, a linha e o horário.
Veja abaixo as tabelas com o fluxo de passageiros no transporte coletivo:
COMPARATIVO DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS |
|||
DATA |
DIA DA SEMANA |
SENIOR |
TOTAL GERAL |
10/03/20 |
terça-feira |
35.482 |
200.131 |
24/03/20 |
terça-feira |
3.725 |
41.878 |
08/04/20 |
quarta-feira |
7.140 |
53.695 |
FROTA OPERACIONAL (NÚMERO DE ÔNIBUS NO PICO DA MANHÃ) |
||
DATA |
DIA DA SEMANA |
PICO DA MANHÃ |
30/03/2020 |
segunda-feira |
175 |
31/03/2020 |
terça-feira |
174 |
01/4/2020 |
quarta-feira |
176 |
02/04/2020 |
quinta-feira |
170 |
03/04/2020 |
sexta-feira |
174 |
06/04/2020 |
segunda-feira |
187 |
07/04/2020 |
terça-feira |
189 |
08/04/2020 |
quarta-feira |
199 |
Foto: Arquivo Revide