Fluxo de passageiros do transporte coletivo volta a crescer em Ribeirão Preto
Também houve alteração nas linhas de ônibus, mas fluxo volta a crescer

Fluxo de passageiros do transporte coletivo volta a crescer em Ribeirão Preto

Mesmo com as recomendações da OMS pelo distanciamento social, serviço tem registrado aumento de 28% na demanda de usuários

Um levantamento da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte em Ribeirão Preto, mostra que, apesar da quarentena e dos decretos estadual e municipal limitam o funcionamento de estabelecimentos em prevenção ao novo coronavírus, o número de passageiros transportados pelo transporte coletivo urbano voltou a aumentar gradativamente em Ribeirão Preto.

Antes dos decretos, no dia 10 de março, ainda com todo o comércio aberto, houve fluxo diário de 200.131 passageiros transportados. Já a partir do dia 24 de março, com o fechamento das lojas e a abertura apenas dos serviços essenciais foram transportados 41.878 usuários do serviço, uma queda de 79%, indicando que a população havia aderido ao isolamento social.

“No entanto, essa redução não se manteve ao longo do período e o número diário de passageiros tem retomado o crescimento. No dia 8 de abril, houve 53.695 passageiros transportados, um aumento de 28% em relação ao primeiro dia de restrições, sendo que destes, 7.140 são idosos”, informou a Transerp

Ainda segundo a empresa, a retomada dos passageiros ao transporte coletivo não corresponde às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, o distanciamento social como medida eficaz para se evitar a transmissão do novo coronavírus, ao proteger familiares e a sociedade em geral, incluindo os grupos de riscos, idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais. 

Frota de ônibus x passageiros

Ainda segundo a Transerp, diariamente, é verificado no sistema a quantidade e o motivo das reclamações dos usuários do transporte coletivo, além de uma análise do número de embarques e a necessidade de adequação da frota ao levar em consideração o número de passageiros.

“Assim, desde que a grade de horário foi alterada devido às restrições ao comércio para impedir a transmissão do novo coronavírus, a Transerp vem solicitando o Consórcio PróUrbano para colocar mais ônibus em determinadas linhas, realizar a limpeza dos terminais e a desinfecção diária dos veículos”, diz.

Além disso, apesar de não ter sido intimada da decisão judicial, a Transerp alega que solicitou novamente ao Consórcio para que adote uma nova grade de horário levando-se em consideração o número de embarques de cada linha.

“Contudo, como o número de passageiros vem se apresentando de maneira flutuante e sazonal em diferentes linhas, a adequação da grade de horários precisa ser realizada diariamente para melhor atendimento à população.”

A Transero recomenda que os usuários utilizem o número 0800.77.10.118 para relatar a situação do transporte coletivo, ao indicar o número do ônibus, a linha e o horário.

Veja abaixo as tabelas com o fluxo de passageiros no transporte coletivo:

 

COMPARATIVO DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS

DATA

DIA DA SEMANA

SENIOR

TOTAL GERAL

10/03/20

terça-feira

35.482

200.131

24/03/20

terça-feira

3.725

41.878

08/04/20

quarta-feira

7.140

53.695

 

 

FROTA OPERACIONAL (NÚMERO DE ÔNIBUS NO PICO DA MANHÃ)

DATA

DIA DA SEMANA

PICO DA MANHÃ

30/03/2020

segunda-feira

175

31/03/2020

terça-feira

174

01/4/2020

quarta-feira

176

02/04/2020

quinta-feira

170

03/04/2020

sexta-feira

174

06/04/2020

segunda-feira

187

07/04/2020

terça-feira

189

08/04/2020

quarta-feira

199

 

 


Foto: Arquivo Revide

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