Fomos atrás de ruas decoradas para a Copa do Mundo em Ribeirão e o que encontramos foi...
Que vai ter Copa, vai... Mas os ribeirãopretanos estão animados?

Fomos atrás de ruas decoradas para a Copa do Mundo em Ribeirão e o que encontramos foi...

A menos de dois dias do Mundial de Futebol da Rússia, moradores de Ribeirão Preto ainda se preparam para a competição

Uma das piadas que circulam nas redes sociais nos últimos dias diz que a Copa do Mundo da Rússia 2018 “flopou”. O termo, um neologismo da internet, caracteriza algo que não vingou, não teve repercussão, não garantiu adesão popular. Fracassou, em poucas palavras. E muita gente diz que o Mundial de Futebol ainda não contagiou os brasileiros a ponto de pintar as ruas de verde e amarelo. O Portal Revide, então, foi atrás dos locais que já fazem referência à competição - e entraram na torcida pelo hexacampeonato da Seleção Brasileira. Será que a Copa "flopou" na cidade?

Em ruas e praças, já é possível ver algumas pinturas. Prédios também estão decorados, como o que ilustra esta reportagem, localizado na Vila Seixas. Ali perto, também há uma praça que já recebeu as cores verde e amarela. Em outros bairros de Ribeirão Preto, a situação se repete. Líderes de associações de bairro já se planejam para manifestar o apoio à Seleção.

Wagner Melini, que é presidente da associação de moradores do bairro Wilson Toni, conta que acordou cedo no sábado para começar os preparativos para realizar a pintura na Rua Maria Celina Bim Rosa. Ele comprou a tinta e, junto dos moradores, arrecadou os corantes para fazer as cores da bandeira.

“Já fomos atrás para ver as tintas. Estamos com uma correria esta época do ano, porque temos mais atividades para os moradores aqui, mas não podemos ficar de fora”, comenta.

Já Andrea Rodrigues Nunes, da associação de moradores Jardim Dutra, na Zona Norte, conta que a decoração deve ficar pronta até a estreia da seleção brasileira, no dia 17 de junho, contra a Suíça, em partida que ocorre em Rostov, cidade que fica a mais de mil quilômetros ao sul de Moscou, capital russa.

“Existe um projeto para Copa, só que confesso para você que ainda estamos pensando, porque somos em poucas pessoas. É difícil, e ficamos a milhão nesta época do ano. Ainda tem o nosso ‘arraiá’ para organizar, dinheiro para organizar. Mas para copa estamos pensando em cada um levar uma TV no complexo esportivo e fazer algumas decorações”, conta Andrea.

Enquanto isso, no município vizinho de Sertãozinho, o verde e amarelo já é presente em uma das principais ruas do Centro, a Sebastião Sampaio. Isso, porque o comerciante Paulo Scaremelo já colocou bandeirolas e faixas que cobrem a rua. Ele conta que o pessoal ainda está um pouco “frio” em relação à Copa do Mundo, porém, já vai entrando no clima.

“Fazemos essa decoração para acender a chama esportiva da população para ver se entra no clima. Ainda não começou com força, mas já está começando. É mais na última semana que as pessoas ficarão mais animadas. Mas está aquecendo um pouquinho, o pessoal pensando em uniforme, comida”, conta o comerciante.

Paulo acredita que essa é uma oportunidade de se divertir torcendo, porém, sem esquecer dos problemas que o País vem enfrentando. “Vai dar trabalho o Brasil, sim, viu? Não estamos condições de ficar nos divertindo muito com futebol no Brasil, mas temos que separar o mundo político do mundo esportivo”, conclui.

Lei libera pinturas

É bom lembrar que a Lei da Cidade Limpa, em Ribeirão Preto, libera as pinturas em referência à Copa do Mundo, desde que não tenham enfoque publicitário. Caso contrário, elas estão proibidas.

Pichações ou pinturas em muros ou calçadas em virtude da copa, se tiverem natureza de anúncios publicitários ou desrespeitarem os objetivos e diretrizes definidos na Lei, não são permitidas. Isto porque os anúncios publicitários na paisagem urbana do Município de Ribeirão Preto somente são permitidos por meio de outdoors, megalights, panfletos e balões. conforme disposto no  Art. 8°, inciso X - da Lei 12.730/12”, aponta trecho da lei, sancionada em 2012.


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: