Fórum ESG discute a redução das desigualdades e incentiva a cultura da doação em Ribeirão Preto

Fórum ESG discute a redução das desigualdades e incentiva a cultura da doação em Ribeirão Preto

Evento vai reunir especialistas no Dabi Business Park para dialogar sobre o ODS 10 da ONU na próxima quinta-feira, 12; ação inclui arrecadação de alimentos para ONGs locais

O Fórum Regional ESG promove na próxima quinta-feira, 12, a partir das 8h30, sua 14ª edição, que terá como tema Redução das Desigualdades, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

O encontro gratuito será realizado no Dabi Business Park, em Ribeirão Preto, para debater os desafios e as oportunidades de promover justiça social e inclusão alinhadas à Agenda 2030 da ONU.
 

Na edição deste mês, o Fórum ESG soma forças com o Dia de Doar Ribeirão Preto, movimento que incentiva a cultura da doação e a generosidade. Os participantes poderão contribuir com alimentos não perecíveis, que serão destinados a ONGs locais, ou realizar doações por QR Code.
 

Diálogo com especialistas
 

O ODS 10, sobre Redução das Desigualdades, busca diminuir as disparidades sociais, econômicas e políticas dentro dos países e entre eles, promovendo inclusão e equidade.
 

O objetivo inclui garantir acesso justo a oportunidades, combater discriminações e adotar políticas que favoreçam grupos vulneráveis. Além disso, trata da necessidade de cooperação internacional, regulamentação mais justa de mercados e fluxos migratórios seguros, reconhecendo que a desigualdade é um obstáculo para o desenvolvimento sustentável e a estabilidade global.
 

Para debater estes temas foram convidados profissionais com experiência em práticas sociais e soluções inovadoras.
 

Augusto Carminati, advogado, com pós-graduação em História e Antropologia, autor e pensador de futuros, fundador da Zeit Org e diretor da Imma Consult, especializada em Design de Futuros é um deles. Seu livro “Antropousia - O algoritmo da humanidade” será lançado em janeiro de 2025.
 

“A desigualdade social, sobretudo em países do Sul Global, como o Brasil, é uma das principais discussões para construirmos uma sociedade saudável no século XXI. A riqueza não depende apenas de tempo e energia, mas também de acesso. E compreender isso é essencial para superarmos desafios estruturais”, destaca Carminati.
 

Formada em Ciências Sociais pela Unesp, com pós-graduação em História da África e diáspora Atlântica pelo Instituto Pretos Novos (RJ), a palestrante Jéss Machado é professora voluntária, analista de projetos e criadora de conteúdo, além de atuar em ações culturais e educativas na região.
 

“Em minha fala, vou procurar refletir o que é a ODS 10 e todos os tópicos que ela aborda. Vamos pensar em ações que, de fato, possam contribuir para o fim das desigualdades”, comenta.
 

Paola Miorim, uma das organizadoras do evento, reforça a importância de uma reflexão profunda sobre o tema desta edição do Fórum. “Precisamos fazer mudanças um pouco mais profundas, inclusive em estruturas sólidas, como salário, impostos, consumo e distribuição de renda. Se quisermos realmente viver em um mundo menos desigual, precisamos rever nossos conceitos e valores e estar dispostos a abrir mão de excessos que não são essenciais. Nossa intenção é questionar a estrutura atual e refletir sobre o futuro que queremos construir”, destaca.
 

Mobilização pela gestão sustentável
 

Desde agosto de 2023, o Fórum Regional ESG realiza encontros mensais para fomentar a evolução de práticas sustentáveis em Ribeirão Preto e região. O evento é uma realização do Instituto Terroá, Instituto Olhar, Propago e Cajueiro Criativo, com apoio do Dabi Business Park e SENAI.
 

Serviço
Fórum Regional ESG: 14ª Edição | ODS 10 – Redução das Desigualdades
Quando: quinta-feira, 8h30.
Onde: Dabi Business Park (rua General Augusto Soares dos Santos, 100 - Arquibancada / Bloco A)
Quanto: gratuitas e limitadas pelo link.


Foto: divulgação

Compartilhar: