Fundação do Livro promove Salão de Ideias com autores de obras sobre Ribeirão Preto
Em programação especial de aniversário de 162 anos de Ribeirão Preto, a ação irá realizar um debate entre os escritores
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove Salão de Ideias “Ribeirão Preto de Todos os Tempos – Páginas Impressas”, nesta sexta-feira, 29, das 19h às 21h, no Auditório Pedro Paulo Silva, do Centro Cultural Palace, localizado na Rua Duque de Caxias, 322, Centro.
Em programação especial de aniversário de 162 anos de Ribeirão Preto, a ação irá realizar um debate entre os autores de quatro obras que evidenciam a história da cidade. Dentre eles estarão presentes Yara Racy, autora do livro "Ribeirão Preto – Recortes de Uma História", Lilian R. O. Rosa, Sandra R. Molina e Adriana Silva, autoras do livro “Café com Açúcar”, José Manuel Lourenço, autor do livro “Palace Hotel”, e José Antonio Lages, autor do livro “Ribeirão Preto Revisitada”.
Recortes de Uma História – Yara Racy
Divido em seis capítulos, o livro conta detalhes sobre a história e desenvolvimento da cidade. Com lançamento feito pela revista Revide, a obra passa pelos ciclos econômicos, principalmente o período de alta e baixa do café. Outros destaques do livro são a cerveja, a cana-de-açúcar e a construção civil.
Café com Açúcar – Lilian R. O. Rosa, Sandra R. Molina e Adriana Silva
A obra traz histórias de escravidão, de política e de trabalho. Além disso, o livro aponta algumas curiosidades, inclusive a atuação da mulher no setor cafeicultor. O livro reúne textos que percorrem as histórias destes dois produtos representativos do agronegócio brasileiro.
Palace Hotel – José Manuel Lourenço
A obra conta a história do edifício que deu origem ao Quarteirão Paulista, um conjunto de prédios na região central de Ribeirão Preto, formado pelo Theatro Pedro II e pelo edifício Meira Junior, onde funciona uma das mais conhecidas choperias do país. O livro traz um histórico do Centro Cultural Palace de Ribeirão Preto desde a construção.
Ribeirão Preto – Revisitada
A ideia do livro surgiu para aqueles que querem se aprofundar no passada de Ribeirão Preto. Com um rico acervo fotográfico, a obra informa, por meio de extensa bibliografia, outras pesquisas sobre aspectos econômicos, demográficos, sociais, políticos e culturais. O livro segue uma ordem cronológica, mas dá prioridade aos grandes temas da formação e desenvolvimento da cidade.
Sob supervisão de Marina Aranha.
Foto: Divulgação