Governo de SP nomeia Carlos Gilberto Carlotti Junior como novo reitor da USP
Comunicado foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 8

Governo de SP nomeia Carlos Gilberto Carlotti Junior como novo reitor da USP

Professor de Ribeirão Preto tomará posse do cargo em 25 de janeiro de 2022; chapa USP Vida foi a mais votada, com 1.156 votos

O médico neurocirurgião da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e, também, professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, será o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) a partir do dia 25 de janeiro de 2022, aniversário da capital paulista. Anúncio foi feito pelo governador do Estado, João Dória (PSDB), durante uma coletiva de imprensa nessa quarta-feira, 8, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

Neste ano, apenas duas chapas disputaram a reitoria, a chapa "Somos todos USP", formada pelos professores Antonio Carlos Hernandes e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, que recebeu 795 votos, e a chapa "USP Viva", de Carlotti que foi a mais votada na eleição realizada no dia 25 de novembro, com 1.156 votos.

“Ele foi o primeiro colocado na eleição realizada pela Universidade e terá um mandato de quatro anos. Também nomeamos a socióloga e professora Maria Arminda Arruda, como vice-reitora da Universidade de SP”, afirmou Doria.

O governador não era obrigado a escolher o mais votado, porém, decidiu seguir a tradição em que os candidatos mais votados pelo colégio eleitoral são nomeados, e indicou Carlotti para o cargo de 28º reitor na história da Universidade.

“Agradecemos a confiança do governador em nossa capacidade e na opção feita pela Universidade de São Paulo. Temos consciência da imensa responsabilidade que estamos assumindo, mas com humildade e muita disposição para elevarmos ainda mais a excelência da nossa universidade”, disse o novo reitor.

Ao total, a eleição teve a participação de 2.121 eleitores, dos quais 94,4% registraram os votos.– cada eleitor poderia votar em até duas chapas. Foram totalizados 1.915 votos brancos e 69 votos nulos.

“Estamos propondo um novo pacto com a sociedade, aumentando nossa colaboração tanto com o setor público quanto com o setor privado, resultando no maior impacto de nossas ações para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. Serão muitos os desafios a enfrentar, tanto internos quanto externos. Precisaremos combater juntos o negacionismo científico e a desinformação premeditada, mas encararemos os desafios com serenidade e confiança”, disse Carlotti.

Carlos Gilberto Carlotti Junior

Carlos Gilberto Carlotti Junior, é médico pela FMRP, com premiação de destaque no curso clínico. Ele é neurocirurgião, formado pelo Hospital das Clínicas da FMRP (HCRP), e especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Além de mestre e doutor pela FMRP e professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da faculdade. Foi diretor clínico do HCRP, diretor da FMRP e presidente da Fundação de Pesquisas Médicas de Ribeirão Preto, e também pró-reitor de Pós-Graduação da USP, cargo que ocupa desde 2016.


Imagem: Fotomontagem Jornal da USP

Compartilhar: