Governo Federal avalia projetos de mobilidade e revitalização da Estação Barracão em Ribeirão Preto

Governo Federal avalia projetos de mobilidade e revitalização da Estação Barracão em Ribeirão Preto

A proposta em estudo busca preservar sua memória histórica e integrá-la aos projetos de mobilidade urbana

Ribeirão Preto recebeu, nesta semana, representantes do Ministério dos Transportes e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para uma vistoria em pontos estratégicos da cidade e discussões sobre novos projetos de mobilidade e preservação histórica. O foco principal da visita foi a análise do novo sistema viário, que inclui a Via Oeste e a Via Leste, além da revitalização da histórica Estação Barracão.
 

Construída em 1.900 para recepcionar imigrantes que chegavam pela Estrada de Ferro da Mogiana, a Estação Barracão é um dos patrimônios ferroviários de Ribeirão Preto. A proposta em estudo busca preservar sua memória histórica e integrá-la aos projetos de mobilidade urbana. “A visita demonstra nossa preocupação com a preservação do patrimônio histórico e o transporte ferroviário. Nosso objetivo é desenvolver projetos que valorizem a memória da cidade e tragam benefícios diretos à população”, destacou Denis Selymes, coordenador da SPU-SP.
 

Já Sérgio Alcântara, assessor técnico da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários, ressaltou a parceria entre as esferas federal e municipal. “A ideia é um trabalho conjunto entre a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário e Ribeirão Preto”, afirmou.
 

Investimentos em mobilidade
 

Os projetos viários incluem a implantação de um novo corredor de ônibus na avenida Rio Pardo, que fará a conexão entre a Via Norte e a avenida Dom Pedro I. Além disso, também está em estudo a construção de uma nova avenida ao longo do córrego do Tanquinho, denominada Via Leste.
 

Para o secretário de Governo, João Augusto do Carmo, a revitalização da Estação Barracão representa um resgate da história da cidade. “Não se trata apenas das obras que estamos realizando, como o novo Hospital das Clínicas e o Instituto Federal. É sobre como pensamos e vivemos Ribeirão Preto. Revitalizar a Estação Barracão é reconhecer a importância das pessoas que passaram por ali há cinquenta, cem anos. Precisamos fortalecer esse vínculo com a cidade e com quem divide esse espaço conosco”, destacou.
 

História 
 

Desde 1883, com a chegada da Companhia Mogiana, Ribeirão Preto viveu um período de grande prosperidade econômica, sendo reconhecida como a "Capital do Café". A extensa malha ferroviária foi fundamental para o escoamento da produção cafeeira, o chamado "ouro verde".
 

Atualmente, a cidade conta com quatro estações ferroviárias remanescentes: Barracão, Silveira do Val, Evangelina e Joaquim Firmino. Dentre elas, a Estação Barracão é a única situada na área urbana. Ribeirão Preto também preserva duas locomotivas históricas: a 420 da Mogiana e a U.S. Amália.
 

Localizada no encontro das avenidas Dom Pedro I e Capitão Salomão, a Estação Barracão desempenhou papel essencial no desenvolvimento dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos, originalmente chamados de Barracão de Cima e Barracão de Baixo. Oficialmente desativada em 2011, a estação segue como um marco cultural e histórico da cidade.


Foto: Guilherme Sircili

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