Grupo de Apoio à Loucura realiza projeto sobre arte, diversidade e corpos dissidentes em Ribeirão Preto

Grupo de Apoio à Loucura realiza projeto sobre arte, diversidade e corpos dissidentes em Ribeirão Preto

Ações gratuitas do “Ensaios sobre Artivismo: Do Ventre à Celebração” acontecem entre os dias 30 de junho e 2 de julho, na Cerâmica São Luiz

O coletivo artístico Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, traz a Ribeirão Preto o projeto "Ensaios sobre Artivismo: Do Ventre à Celebração", com ações gratuitas entre os dias 30 de junho e 2 de julho, na Cerâmica São Luiz. A programação inclui a exibição de filme, roda de conversa e oficina de criação coletiva com apresentação pública.

 

O projeto revisita a trajetória do GAL, marcada pela abordagem de temas sociais urgentes, como a interseccionalidade, o respeito às liberdades individuais e o enfrentamento à intolerância contra corpos e vivências dissidentes. A iniciativa é também uma reafirmação do coletivo como rede de apoio para pessoas LGBTQIA+, em um país que lidera os índices de assassinato de pessoas trans no mundo.
 

“Nosso projeto reúne obras e ações que convidam para uma reflexão sobre o respeito às diferenças e as liberdades individuais, promovendo uma experiência artística em torno da diversidade de corpos”, explica Murilo Gussi, fundador do GAL.
 

Contemplado pelo edital de fortalecimento da Cultura LGBTQIA+ do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto circulará por oito cidades paulistas até setembro: Ribeirão Preto, Bauru, São Paulo, Santos, São José dos Campos, Campinas, Araçatuba e Presidente Prudente.

 

Programação em Ribeirão Preto
 

As ações do projeto na cidade serão realizadas no auditório e na área externa da Cerâmica São Luiz, em parceria com o coletivo Vivacidade.
 

A programação começa no domingo, dia 30 de junho, às 20h, com a exibição do curta-metragem O ventre do traviarcado, dirigido por Gaia do Brasil e protagonizado pelas artistas Christina Martins, Agatha Renard e Stella She. O filme resgata marcos históricos da comunidade LGBTQIA+, como a epidemia de HIV nos anos 1980, a Operação Tarântula e personalidades como Cláudia Wonder, Rogéria e Brenda Lee.
 

Após a exibição, haverá um bate-papo com a participação de Gaia do Brasil, Christina Martins, Murilo Gussi e Romã, artista de Ribeirão Preto, fundadora da Cia. Quadro Negro e integrante do Grupo Teatral Gorky.
 

Nos dias 1º e 2 de julho, será realizada a oficina Ensaios sobre Artivismo, com atividades nos seguintes horários: dia 1º (segunda-feira), das 9h às 13h e das 15h às 19h; e dia 2 (terça-feira), das 9h às 13h. A oficina é voltada a artistas e interessados em práticas performativas, com orientação de Murilo Gussi, Christina Martins e Gaia do Brasil.
 

A apresentação pública do roteiro performativo desenvolvido durante a oficina será no dia 2 de julho, às 13h, na área externa da Cerâmica São Luiz.

Serviço
Projeto "Ensaios sobre Artivismo: Do Ventre à Celebração" – Grupo de Apoio à Loucura (GAL)
Quando: 
de 30 de junho a 2 de julho
Onde: Cerâmica São Luiz – Rua Municipal, 2-30, Ribeirão Preto
Quanto: gratuito
Informações: @_grupodeapoioaloucura

 

Programação

Exibição do filme "O ventre do traviarcado" + roda de conversa
Domingo, 30/6 – 20h

 

Oficina "Ensaios sobre Artivismo"
Segunda-feira, 1/7 – 9h às 13h e 15h às 19h
Terça-feira, 2/7 – 9h às 13h
 

Apresentação performativa
Terça-feira, 2/7 – 13h


Foto: Ruy Barbosa Jr

Compartilhar: