Guia prático para aproveitar a Black Friday em Ribeirão Preto
O Portal Revide preparou um guia para você não cair na "Black Fraude"

Guia prático para aproveitar a Black Friday em Ribeirão Preto

Data marca o início das compras natalinas em todo o mundo

Na próxima sexta-feira, 23, é realizada, em todo o mundo, a Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo comércio e pelos consumidores no ano.  Porém, a “Black Fraude” também é esperada por muitos oportunistas. O trocadilho ganhou fama no Brasil devido ao grande número de fraudes e propagandas enganosas que surgem nessa época. Por isso, o Portal Revide resolveu criar um guia prático para você ir às compras tranquilo e aproveitar os descontos.

O que é a Black Friday?

Criada nos Estados Unidos, a "sexta-feira negra" é celebrada sempre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, realizado na quarta quinta-feira do mês de novembro. A data inaugura a temporada de compras para o Natal com significativas promoções em muitas lojas.

Dentre as várias histórias para a criação do nome, a mais aceita é a de que o termo foi criado por policiais da Filadélfia, na Pensilvânia, nos anos 60, para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornou um caos.

Graças a isso, surgiu uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam movimento e faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá. Porém, há registros de que o dia de promoções exista nos Estados Unidos desde 1869.

No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em 2011 e foi totalmente on-line. Atualmente, além dos descontos pelas lojas virtuais, a maioria das lojas físicas também oferece produtos com preços reduzidos. Para aproveitar o embalo das vendas, muitas lojas criam a "Black Week", que é válida para uma semana, ou, então, aderem ao "Black Month", para o mês. Contudo, todas estas outras denominações não são oficiais e os descontos podem variar. 

Como escapar da "Black Fraude"?

O trocadilho é utilizado para nomear as lojas e vendedores oportunistas. “Tudo pela metade do dobro” é outro slogan que se popularizou com a Black Friday. Para evitar que os clientes sejam lesados, o chefe do Procon de Ribeirão Preto, Feres Junqueira Najm, alerta que algumas empresas usam artifícios para "maquiar" o preço dos produtos, aumentando o preço alguns meses antes para, supostamente, darem um desconto maior. Abaixo, algumas dicas importantes do Procon:

- Verifique se o site é brasileiro. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam se o site não possuir representantes no Brasil.

- Após escolher o produto no site, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual, pois esses problemas poderão ser denunciados no Procon-SP, bem como falsos descontos, quando a empresa afirma que o produto está em promoção, mas na verdade aumentou o preço.

- O consumidor tem até sete dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, se a compra for feita a distância (internet ou telefone) - o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

Caso encontre alguma irregularidade, o consumidor pode realizar uma denúncia on-line neste link, ou  ligar no telefone 0800 772 9198 do Procon. Em Ribeirão Preto, também é possível realizar denúncias pessoalmente.

O órgão aceita as reclamações das 13h às 15h, na Rua Aureliano Garcia Oliveira, 266, no bairro Ribeirânia. Lá, os profissionais do Procon irão avaliar se há a necessidade de uma ação coletiva ou individual, além de orientar sobre os direitos do consumidor.

Lista Negra

Para quem está na dúvida sobre algum site ou loja, o Procon desenvolveu uma "lista negra" com sites de comércio eletrônico que não cumprem as normas do Código de Defesa do Consumidor. Caso o site que você deseja comprar esteja nesta lista, é melhor evitá-lo. A lista está disponível neste link.

Sites amigos

Existem sites que compilam as promoções de diversas lojas, como o Buscapé e Submarino, e também sites que reúnem reclamações, como o Reclame Aqui. Este último é um grande aliado dos consumidores. No Reclame Aqui você pode pesquisar se uma loja já recebeu reclamações de clientes e, também, se os comerciantes resolveram o problema. O Reclame Aqui serve tanto para pesquisar lojas virtuais quanto físicas.

Tudo pela metade do dobro

Uma dica é pesquisar, antes da Black Friday, a média de preço dos produtos que você quer comprar. Quando o cliente tem noção real dos preços praticados, fica mais difícil de ele ser enganado. Porém, se você não é bom de memória, o Portal Revide tem duas dicas.

A primeira é o site Zoom, que faz uma comparação do preço ao longo do tempo de vários produtos no mercado. Outro site útil é o Way Back Machine, o grande "acervo" on-line. Neste site, você pode buscar pela aparência de sites em diferentes datas e, com isso, descobrir se um produto estava mais caro ou mais barato no mês passado, por exemplo.

Porém, o Way Back funciona melhor com sites grandes, que possuem muitos acessos diários. Caso você queira pesquisar por um produto em específico, a dica é usar primeiro o Zoom. 

Quais produtos recebem descontos?

Não existe um produto característico da Black Friday. A escolha dos produtos fica a cargo de cada estabelecimento. São oferecidos descontos em diversos itens, desde livros, eletrônicos, vestuário, até passagens aéreas e serviços.

Conexão segura

Lojas e comerciantes sérios investem em certificados de segurança, como o SSL. O SSL é um tipo  um protocolo de segurança que protege serviços como e-mail, navegação por páginas e outros tipos de transferência de dados.

Para saber se uma loja possui SSL, basta checar o endereço do site. Se depois do "https" que aparece a letra "s", ficando "httpss", quer dizer que o site possui este certificado de segurança. Verifique também se existe um cadeado ou o certificado colorido em verde na barra de endereços do navegador.

Pronto, agora você está preparado! Com essas dicas do Portal Revide, você desvia das pegadinhas na data e curte a Black Friday na paz, aproveitando os descontos. Boas compras!


Foto: Pixabay / Getty Images

Compartilhar: