Hospital veterinário do Bosque de Ribeirão recebe fêmeas de tamanduá bandeira
Tamanduás sendo transportadas para tratamento no Bosque Zoo de Ribeirão Preto

Hospital veterinário do Bosque de Ribeirão recebe fêmeas de tamanduá bandeira

Animais ameaçados de extinção serão tratados e inseridos no Programa Nacional de Conservação das Espécies

O Bosque e Zoo Dr. Fábio Barreto recebeu nesta semana, em seu hospital veterinário, duas tamanduá-bandeira fêmeas para tratamento. Uma delas chegou na tarde desta quinta-feira, 19, transferida do hospital veterinário da Fundação Educacional de Ituverava (Fafran). A outra tamanduá chegou no início da semana, vinda do hospital veterinário da Unesp de Jaboticabal. Como os locais onde elas estavam fecham para o final de ano, elas foram trazidas a Ribeirão para continuar o tratamento no Bosque.

A tamanduá-bandeira de Jaboticabal foi atacada por um javali há aproximadamente seis meses. A a que estava em Ituverava sofreu um atropelamento na rodovia. A bióloga do Bosque de Ribeirão Preto, Marisa dos Santos, explica que esses animais, quando vão para as rodovias, estão muito suscetíveis a atropelamentos. “São espécies lentas e que não enxergam bem, o que facilita acidentes com veículos”, disse.

Depois de recuperadas, as tamanduás permanecerão no Bosque Zoo e serão incluídas no Programa Nacional de Conservação das Espécies. “Como são animais em risco de extinção e por serem fêmeas, é de extrema importância que sejam preparadas para reprodução, e desta forma, garantir a continuidade da espécie”, diz Marisa.

Hospital do bosque

Atualmente, o hospital veterinário do Bosque e Zoo Dr. Fábio Barreto realiza o tratamento de 70 animais selvagens, entre mamíferos, anfíbios e aves, que chegam da cidade e região, vítimas de maus tratos, atropelamentos e outros problemas. O local possui equipamentos veterinários para realização de exames e cirurgias, além de equipe técnica de médicos veterinários capacitados.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Ribeirão Preto


Foto: Alexandre de Azevedo / Divulgação Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: