Projeto que teve início em presídios de Ribeirão Preto será instalado em outras unidades de SP
Os servidores dessas unidades prisionais estão recebendo treinamento para a aplicação dos exames em detentos

Projeto que teve início em presídios de Ribeirão Preto será instalado em outras unidades de SP

Ação que realiza testes rápidos de HIV/Aids por via oral em detentos começou no município e será instalada em outras prisões da região noroeste do Estado

Uma inciativa que teve início em Ribeirão Preto será instalada nos presídios da região noroeste do Estado de São Paulo. O teste rápido de detecção de HIV/Aids por via oral, que usa amostra de saliva e tem o resultado em 20 minutos, começará a ser feito, também, em detentos de outras unidades prisionais. Os servidores de outros presídios da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) já estão sendo capacitados para a aplicação do exame.

Esses treinamentos tiveram início no mês de fevereiro no município ribeirãopretano. Agora, o trabalho prossegue para Pirajuí (março) e Avaré (abril), onde aproximadamente 280 funcionários serão qualificados para a aplicação dos testes na população prisional, além do aconselhamento pré e pós-teste.

O projeto integra o plano de “Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento de Servidores” para atuarem no “Programa Estadual para Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da AIDS”. O governo paulista informa que o exame é 99% confiável.

País

Em 2014, o Brasil assumiu a meta de controlar a epidemia mundial do vírus até 2020. O objetivo é ter, até o ano que vem, 90% das pessoas com HIV devidamente diagnosticadas, realizando o tratamento com antirretrovirais e com carga viral indetectável.


Foto: Divulgação

Compartilhar: