Inmet mantém alerta de chuva forte para a região de Ribeirão Preto
Alerta é válido até a madrugada desta quinta-feira, 18

Inmet mantém alerta de chuva forte para a região de Ribeirão Preto

Somente durante a manhã desta quarta-feira, 17, choveu o que era esperado para um mês

O alerta de chuva forte para a região de Ribeirão Preto segue ativo até as 3h desta quinta-feira, 18. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta publicado às 14h desta quarta-feira, 17, estima chuva de aproximadamente 50mm/dia. 

Leia mais:
Após forte chuva, rotatória de Ribeirão Preto segue bloqueada para passagem
Ribeirão: alagamentos, semáforos quebrados e congestionamento são resultados da chuva

Segundo o site de meteorologia Climatempo, durante as seis horas que durou a chuva desta quarta-feira, 17, choveu o que era estimado para um mês. Pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – entre às 5h da manhã e às 11h choveu 140 mm no bairro Vila Mariana, na Zona Norte do município.

No mesmo período, choveu 67 mm no centro, 91 mm no Jardim Prof. Antônio Palocci, 96 mm no Distrito Norte e 62 mm no Jardim São José. A média de chuva normal para Ribeirão Preto em outubro fica entre 120 mm e 150 mm.

O Climatempo explica que a tempestade foi causada pela circulação de ventos em vários níveis da atmosfera que forçou uma concentração do ar úmido entre o norte do Estado de São Paulo e o Sul de Minas Gerais. Ventos quentes também sopraram sobre estas áreas e colaboraram para a formação de aglomerados de nuvens do tipo cumulonimbus, que são as que provocam os temporais.


Foto: Pixabay

Compartilhar: