Investindo no bem-estar infantil: criando espaços lúdicos e funcionais em casa
Projetar um ambiente especialmente para as crianças tornou-se uma prioridade, já que são um papel importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças
Seja qual for a idade, criar espaços infantis dentro de casa é uma forma de investir no bem-estar, no desenvolvimento e na felicidade das crianças, além de beneficiar toda a família ao promover uma convivência harmoniosa e organizada. Um ambiente desenvolvido especialmente para o público infantil, seja seu próprio quarto ou mesmo um espaço para uso conjunto da família, estimula o desenvolvimento cognitivo, ajuda a promover a criatividade, a imaginação e o aprendizado através das brincadeiras, além da promoção de um ambiente seguro e estimulante.
PROJETANDO ESPAÇOS PARA CRIANÇAS: UM DESAFIO
Projetar espaços para crianças é um desafio na arquitetura e no design, já que a construção de estruturas físicas levarão à experiências que moldaram as memórias e o crescimento das crianças. "Uma sugestão de construção desses espaços é a criação de mobiliários com diferentes materialidades e formas. Acreditamos que, para envolver as crianças, precisamos trabalhar com as formas orgânicas, a madeira, cordas, plantas, tons terrosos e verdes, luminárias em formatos geométricos e ilustrações nas paredes. É possível transformar qualquer espaço em ambientes lúdicos, que incentivam a autonomia e a aprendizagem das crianças, podendo ser adaptados às necessidades em diferentes estágios do desenvolvimento.", destaca a arquiteta Lívia Barcellos.
ESPAÇOS QUE CRESCEM COM A CRIANÇA
Outro ponto a se levar em consideração é a criação de ambientes que cresçam junto com a criança. Assim, pode-se optar por móveis modulares e versáteis, de qualidade e que possam ser ajustados conforme a idade e as necessidades da criança, garantindo a durabilidade do espaço. Essa abordagem permite uma transição suave entre as fases da infância, promovendo um ambiente funcional e estimulante.
DECORAÇÃO ATEMPORAL EM RESIDÊNCIAS COMPACTAS
Em um contexto de residências compactas, a otimização é a chave para permitir que as crianças se divirtam em espaços menores. Portanto, a sugestão da especialista em decoração para interiores, Gil Almeida, é usar móveis multifuncionais, como camas com gavetas de armazenamento, mesas que dobram quando não estão sendo utilizadas e prateleiras suspensas para economizar espaço vertical. Portanto, a decoração de espaços infantis dentro de casa vai além da decoração: trata-se de um investimento no desenvolvimento e no bem-estar da criança. Com planejamento, segurança e criatividade, é possível criar ambientes lúdicos e funcionais que crescem com a criança, proporcionando um espaço onde elas possam aprender, brincar e se desenvolver de maneira saudável e harmoniosa.
Foto: Divulgação