Ipem encontra nove produtos irregulares em Ribeirão Preto
As empresas autuadas pelo Ipem têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Ipem encontra nove produtos irregulares em Ribeirão Preto

No total, foram examinados 11 produtos, entre azeites, creme de leite, leite condensado, mostarda e catchup

Na chamada operação ‘Atacado’, nesta segunda-feira, 5, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) fiscalizou 11 produtos comercializados em Ribeirão Preto. Nove foram autuados por irregularidades.

Além de azeites, creme de leite, mostarda, catchup, leite condensado, foram analisados requeijão e doces de diversas marcas, que estavam sendo vendidos em atacados.

Leite condensado

A operação analisou vinte amostras do leite condensado da Itambé Alimentos S/A, de 5 kg. Algumas dessas amostras apresentaram variação de -25g (-0,5%). Em nota, a empresa confirmou que já foi notificada pelo IPEM-SP e que está tomando as devidas providencias para solucionar este caso. "A empresa afirma que segue os mais altos padrões de qualidade industrial e prima pelo bom relacionamento com seus consumidores", informou a nota.

Azeite

Com o objetivo de identificar as indicações de quantidade em alimentos, o Ipem avaliou 13 amostras de azeites de oliva- Figueira da Foz, sendo que todas apresentaram erros. O maior deles foi a falta de 471 ml do produto.

Ao todo, 20 amostras de azeites de oliva extra virgem da Malaguenza foram analisadas, e sete estavam irregulares, com a falta de 37 ml do liquido. 

Sobre a falta de 37 ml do azeite de oliva, a empresa Olivenza, responsável pelo liquido Malaguenza, diz em nota que preza pela qualidade dos produtos, e principalmente pelo o que é oferecido aos clientes. "Em relação aos pesos e medidas que foram encontrados divergências no produto final, nós da Olivenza temos o compromisso de reavaliar nossos produtos e a missão de corrigir qualquer alteração encontrada. Iremos trabalhar e adotar critérios mais rigorosos para que isso não volte a acontecer", diz a nota. 

Mostarda

A mostarda Sabor Mix também foi avaliada. No total, foram 13 amostras, e três apresentaram erros, com a falta de 146g do produto.

Em nota, a empresa Ruah Alimentos, responsável pela mostarda, afirma que preza pela qualidade de seus produtos. "Fomos aprovados no critério médio, e estamos trabalhando e adotando critérios rigorosos para que isso não volte a acontecer", informa a nota. 

Veja a lista completa de produtos autuados aqui.

Defesa

As empresas autuadas pelo Ipem têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.



*Conteúdo atualizado no dia 09/12/2016, às 13h40, para colocar a resposta da Ruah Alimentos, responsável pelo produto mostarda Sabor Mix


Foto: Pixabay

Compartilhar: