Irmãs siamesas, Allana e Mariah, passaram por novos procedimentos bem-sucedidos
Equipe de Cirurgia Plástica. A frente, alguns dos modelos 3D utilizados no planejamento cirúrgico

Irmãs siamesas, Allana e Mariah, passaram por novos procedimentos bem-sucedidos

Equipes do HCRP e Hemocentro-RP realizaram coleta de células-tronco das irmãs

Mais uma etapa foi conquistada no processo de separação das irmãs siamesas Allana e Mariah, que estão sendo cuidadas pela equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, chefiada pelo Prof. Dr. Hélio Rubens Machado. Neste sábado, 15, as crianças realizaram exames e procedimentos que vão influenciar na quarta cirurgia, em que será realizada a separação e reconstituição craniana.

 

No início da manhã, as gêmeas fizeram exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. As imagens obtidas auxiliaram a realização do procedimento que ocorreu em seguida, bem como serão utilizadas para o planejamento da próxima neurocirurgia, que acontecerá no dia 29 de julho.

 

Em seguida, as irmãs foram encaminhadas ao Centro Cirúrgico. A equipe da Cirurgia Plástica, chefiada pelo Prof. Dr. Jayme Farina Júnior promoveu a inserção de expansores de pele. A bolsa é feita em silicone e todo o conjunto (bolsa, catéter e válvula) ficam instalados sob a pele. Periodicamente será introduzido soro fisiológico nela, o que garantirá o progressivo aumento de volume e ampliação da pele que recobre a cabeça das meninas. “O planejamento dos cortes de pele nas irmãs Allana e Mariah foi feito de forma que haja tecido suficiente para a cobertura das duas cabeças quando ocorrer a separação total. A expansão que começa a ser feita nos próximos dias vai permitir essa cobertura total”, explica o dr. Jayme Farina Júnior.

 

A equipe do Hemocentro de Ribeirão Preto também participou do procedimento. Eles fizeram a punção da crista ilíaca (osso do quadril) para a coleta das células-tronco. O material será encaminhado ao Hemocentro, onde será cultivado e preparado para sua futura utilização.

 

O procedimento terminou por volta das 14h. As crianças foram encaminhadas para a recuperação e passam bem.


Foto divulgação

Compartilhar: