Revide, Após 20 horas de cirurgia, irmãs siamesas são completamente separadas em Ribeirão, siamesas, cirurgia, separação, finalizado, médicos, hospital, clínicas, ribeirão preto

A quinta e última etapa realizou a separação total do crânio e de todas as estruturas do cérebro

Após 20 horas de cirurgia, irmãs siamesas são completamente separadas em Ribeirão

As crianças estão respondendo bem e seguem para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, no Hospital das Clínicas

A cirurgia de separação das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de dois anos, terminou no início da madrugada deste domingo, 28, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Após, aproximadamente, 20 horas de duração, a quinta e última etapa realizou a separação total do crânio e de todas as estruturas do cérebro.

Segundo informações do hospital, crianças estão respondendo bem e seguem para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. O procedimento é inédito no Brasil e envolveu ampla pesquisa e planejamento, contando com mais de 30 profissionais trabalhando nesta última etapa.

A equipe composta por neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, neuroradiologistas, anestesistas, pediatras intensivistas e enfermeiros foi liderada pelos professores Hélio Rubens Machado e Jayme Farina Junior, que contaram com a participação do especialista norte-americano James Goodri­ch e sua equipe, do Montefiore Medical Center de Nova York, que já operou casos semelhantes com sucesso.


Sob supervisão de Marina Aranha.

Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: