Jipeiros realizam "1ª Jipeata Todos contra a Hanseníase" em Ribeirão Preto

Jipeiros realizam "1ª Jipeata Todos contra a Hanseníase" em Ribeirão Preto

População pode participar do passeio, que acontece no domingo, 5. Evento é organizado por vários clubes de jipeiros com apoio da 12ª Subseção da OAB

Jipeiros de Ribeirão Preto e região saem às ruas nesse domingo, 5, para chamar a atenção da população para a campanha nacional “Todos contra a Hanseníase”, da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia.

 

A campanha é permanente e tem ênfase no primeiro mês do ano, oficializado, em 2016, pelo Ministério da Saúde como Janeiro Roxo para alertar sobre a doença que tem tratamento gratuito e pode ser curada, mas o Brasil é o segundo país com mais casos, perde apenas para a Índia.

“Será uma jipeata para todos, por isso estamos convidando a população a personalizar seus carros ou motos com um adereço roxo e seguir o trajeto conosco”, comentam o engenheiro Leonardo Prado e o advogado Edson Oliveira, do grupo Hunza 4x4.



Vários clubes de jipeiros apoiam o evento: Hunza 4x4, Jeep Clube de Ribeirão Preto, Sertão off road, OSCARAFEIA off road team, Equipe Trilhas e Tombos, Gaiola Clube, 4x4 Cajuru off road, Pé na jaca off road. Um caminhão off road puxará a jipeata, com faixas da campanha Todos contra a Hanseníase. A 12ª Subseção da OAB também é apoiadora do evento.

 

Ribeirão Preto é a cidade paulista com o maior número de diagnósticos de hanseníase. O Brasil também concentra 93% dos casos diagnosticados nas Américas e, ainda assim, a SBH chama a atenção para as pessoas que sofrem com a doença, mas ainda não estão diagnosticadas em todo o território nacional.

 

A jipeata Todos contra a Hanseníase também quer alertar para a endemia da doença no Brasil classificada como “alta” pela OMS-Organização Mundial da Saúde.

 

“Temos de considerar ainda que milhares de pessoas em todas as regiões brasileiras estão sem diagnóstico e, portanto, sem tratamento para a hanseníase, transmitindo a doença a seus comunicantes enquanto sofrem e tem seu quadro de saúde agravado, com sequelas que podem tornar-se incapacitantes”, explica o presidente da SBH, médico Claudio Salgado.



Não é a primeira vez que os jipeiros se manifestam em causas sociais. Todos os anos, eles promovem a jipeata da Síndrome de Edwards. E, em 2020, fizeram uma ação que levantou seis toneladas de alimentos para moradores de rua de Ribeirão Preto e uma jipeata para fazer a entrega à ONG Anjos da Rua, que prepara e leva refeições a essa população na cidade, dando visibilidade a temas de interesse social.



A concentração da jipeata Todos contra a Hanseníase será às 9h30, no Estádio Santa Cruz/Botafogo, em Ribeirão Preto, com saída prevista para 10h passando pelas principais avenidas da cidade com encerramento na Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, bairro Vila do Golfe, em Ribeirão Preto.

 

Na sequência os jipeiros farão uma confraternização no Bar do Zé Goleiro (Fazenda Boa Vista, antiga estrada para Guatapará, KM 20, Zona Rural). Jipeiros que tiveram Rádio py podem sintonizar na frequência 144400 para comunicação entre os participantes.

Organização
Na próxima quinta-feira, 2, de fevereiro, os clubes da região fazem mais um Encontro de Jipeiros e Veículos Off Road de Ribeirão Preto. A confraternização acontece mensalmente, no Estádio Santa Cruz, e vai discutir os detalhes finais da jipeata.


Jipeata Todos contra a Hanseníase
Data: 5 de fevereiro, domingo
Horário: concentração 9h30, saída 10h, trajeto previsto de 1h
Local: concentração no Estádio Santa Cruz, chegada na Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, bairro Vila do Golfe - Ribeirão Preto

 
 


Fotos: Divulgação

Compartilhar: