Jovens da Fundação CASA de Ribeirão Preto participam de terapia assistida por animais

Jovens da Fundação CASA de Ribeirão Preto participam de terapia assistida por animais

Cãezinhos da ONG Dr. Cãopaixão encantaram os adolescentes e geraram sentimentos de carinho, afeto e acolhimento em ação realizada nesta semana

A terapia assistida por animais é uma das muitas técnicas que ajudam as pessoas a melhorarem seus estados emocionais e psicológicos, por isso, os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto receberam nesta semana a visita de cinco cãezinhos da ONG Dr. Cãopaixão. 

 

A instituição, fundada em 2009, tem como objetivo levar cachorros sem raça definida (SRDs), os famosos 'vira-latas', especialmente treinados, para atuarem como cães-terapeutas em asilos, casas assistenciais, dentre outros estabelecimentos. 

 

Durante a visita, os jovens da Fundação CASA puderam interagir com os bichinhos, que atendem pelos nomes de Zezinho, Smoke, Koi, Kan, Dedé e Pele. Todos estavam devidamente identificados com coletes especiais, cada um com o nome do pet terapeuta em questão. 

 

Os cachorros estavam acompanhados pelos integrantes da ONG, Mercia B. Soares de Oliveira, Bruno Eduardo Souza Santos, Cleber Vieira Ferreira, Reinaldo Cesar da Silva, Amauri Antonio dos Santos e Luis Filipe da Silva Daniel.

 

A encarregada técnica do centro, Michele Ramos Naves, foi quem realizou a articulação para a visita do grupo e destacou a importância do contato dos adolescentes com esses animais. “Nosso objetivo foi que os adolescentes puderam compartilhar essa experiência em conjunto, proporcionando um ambiente cheio de carinho e amor, contribuindo assim com a promoção do bem-estar, desenvolvimento de habilidades sociais, estimulação cognitiva, e a melhoria da autoestima”, concluiu.

 

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes.
 


Foto: Fundação Casa / Divulgação

Compartilhar: