Lava-rápido na zona Sul de Ribeirão Preto é multado por fraudar conta de água
Tipo de fraude é mais difícil de ser encontrada, pois hidrômetro só registra consumo em alta pressão de uso

Lava-rápido na zona Sul de Ribeirão Preto é multado por fraudar conta de água

Fiscalização do Daerp encontrou fraude no hidrômetro e multou proprietário em R$ 3,9 mil

Uma nova fraude em hidrômetro para adulterar valores de conta de água foi flagrada em Ribeirão Preto, nesta semana. O Departamento de Água e Esgoto (Daerp) encontrou, na terça-feira, 17, a irregularidade em um hidrômetro de lava-rápido no Jardim Irajá, na zona Sul de Ribeirão Preto.

O usuário foi multado em R$ 3.979,50 e será feita uma medição para cobrança da diferença no consumo dos últimos 60 meses.

Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura, a fiscalização do Daerp descobriu a fraude após acompanhar a verificação do consumo do local, que apresentava contas com valores mínimos. “No estabelecimento, a equipe de fiscalização abriu o hidrômetro e encontrou um fio enrolado na bobina do aparelho, o que faz com que ele rode com mais dificuldade e registre menor consumo do que o real”, explica a nota.

Ainda segundo o Daerp, esse é um tipo de fraude mais difícil de ser encontrada e faz com que o hidrômetro só registre, ainda que parcialmente, o consumo quando usado com alta pressão. “Se o usuário utilizar apenas baixa pressão, como uma torneira aberta pela metade, por exemplo, o hidrômetro não registra consumo.”

Autuações

Neste ano, entre janeiro e outubro, foram localizadas 129 ligações clandestinas, uma média de 12 ligações por mês. A fiscalização também encontrou outras fraudes que, somadas, chegam a 665 autuações.

Leia mais

Por dia, Daerp aplica duas multas por fraudes em hidrômetros e ligações de água


Foto: Divulgação Daerp

Compartilhar: