Levantamento destaca eficiência dos corredores de ônibus em Ribeirão Preto
Aumento nas viagens ficou em 44% no corredor Norte-Sul e em 49,6% no corredor Oeste

Levantamento destaca eficiência dos corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Sistema de transporte coletivo urbano foi reformulado há três meses

Três meses após a reformulação no sistema de transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto, já é possível verificar diversas melhorias na eficiência do serviço disponibilizado à população. Levantamento preliminar da prefeitura, desenvolvido pela RP Mobi, gerenciadora da operação dos ônibus urbanos do município, aponta a ampliação no quadro de horários e melhor desempenho no deslocamento das linhas com a implantação dos corredores de ônibus na cidade.

 

No corredor Norte-Sul, por exemplo, essa melhoria significativa pode ser constatada no aumento de 44% no número de viagens diárias, mediante a implantação de duas novas linhas estruturais (901 e 910) sob um incremento de 55 novos horários para atender, principalmente, moradores de bairros como Ribeirão Verde e Jardim Aeroporto em direção à região Sul (na região do RibeirãoShopping). Agora, são 180 viagens realizadas no geral, sendo que antes da adequação eram 125 partidas ao longo do dia.

 

Outro corredor de ônibus que a RP Mobi também detectou índices de melhorias no desempenho é o Oeste, composto por avenidas como a Dom Pedro I e a Luiz Galvão César. Nesse corredor, houve um acréscimo de 49,6% na quantidade de viagens diárias a partir da nova configuração da linha 903 – Oeste 1 (antes operada pela linha 808). Antes, os quadros de horários eram limitados em 63 viagens, e com a reformulação, são 125 partidas executadas.

 

Trajeto mais rápido

 

O desempenho com mais agilidade no transporte coletivo já é perceptível com a adoção de novas faixas exclusivas em Ribeirão Preto. Na avenida Dom Pedro I, que inaugurou o corredor desde o segundo semestre de 2022, ao comparar índices de tempo de percurso da linha 903 – Oeste 2, com a extinta linha 808 – Jardim Cristo Redentor, que faz o mesmo conceito de trajeto, observa-se uma melhoria em média de 10% quanto à conclusão do deslocamento do ônibus, considerando a ligação entre os bairros das regiões Oeste/Norte ao centro.

 

 Alternativa reforçada

 

Ainda, o diagnóstico do levantamento analisou o ganho de alternativa em transporte público para moradores da região Norte acessarem à zona Sul por meio da criação da linha 902 – Norte-Sul 2, que registra 73 novos quadros de horários disponíveis para os usuários dos ônibus urbanos. Com essa nova opção os usuários podem embarcar da região da avenida Mogiana em uma faixa exclusiva de ônibus direto para o RibeirãoShopping. O mesmo trajeto também pode ser realizado no sentido oposto beneficiando a população destas duas regiões.

 

Mais de 200 novos ônibus

 

Desde julho, a prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano tem iniciado a renovação da frota do transporte coletivo urbano no município. Atualmente, a cidade conta com 202 novos modelos de ônibus à disposição da população. Com ano de fabricação/modelo 2023/2024, os novos ônibus convencionais entregues possuem cores azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade. Nesta fase de reformulação do funcionamento nos ônibus urbanos da cidade, as linhas alimentadoras que antes operavam por microônibus (laranja) estão sendo substituídas por novos ônibus de porte intermediário (modelo midi – na cor verde).

 

Os novos ônibus são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, entrada USB para carregar a bateria do celular, internet grátis, além de câmeras de segurança mais modernas. Os veículos estão equipados com elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade.

 

Todos os veículos são da tecnologia Euro 6, ou seja, os ônibus possuem menor emissão de poluentes. Esta nova frota emite cinco vezes menos poluentes ao meio ambiente em relação aos veículos da frota atual (modelo antigo).

 

Os novos veículos contarão com câmeras que estarão com acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO) que segue em construção na RP Mobi.

 


Divulgação

Compartilhar: